terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reverencia a um mito!


Venho nestes 27 de setembro reverenciar um mito que há 100 anos nascia na vila de Santa Cruz, município de Taquaritinga do Norte-PE. Raimundo Francelino Aragão nesta vila semeou amizade constituiu família e respirou política, com seriedade, honestidade e respeito. De forma aguerrida ao lado do povo lutou de 1929 a 1953 pela emancipação de sua vila que crescia mais que a sede.

Aos 29 de dezembro de 1953 este sonho foi realizado e a pequena Santa Cruz é emancipada com o esplendor do Capibaribe. Chegada às eleições de 1955, ninguém melhor que o patrono da emancipação para conduzir pelo aval do povo os destinos de Santa Cruz do Capibaribe.

Com a visão de um lince, Aragão estruturou essa cidade abrindo novos caminhos e dando a seu povo moradia, energia, água, saúde e educação.

Por isso onde estiver Raimundo Parabéns, nós santacruzenses só podemos agradecer por tua referência, dedicação e o amor que tivesse por esta terra.

Vereador, com orgulho de pertencer à cidade que Raimundo ajudou a construir, Ernesto Maia!

Entrevista!

O vereador Ernesto Maia falou ao blog sobre assuntos que tem dominado as conversas políticas da cidade. De forma direta e sem meias palavras ele teceu críticas a união dos grupos políticos Vieira/Moraes, ele revelou ainda como vem se preparando para a disputa municipal de 2012. Confira abaixo a entrevista:

Blog - Como o vereador analisa a união política dos grupos Vieira/Moraes?

E.M. - Essa união, como tem sido noticiada recentemente inclusive por jornais da capital, tem como objetivo principal um plano de vingança contra José Augusto Maia. Nada daquilo que é feito a partir do sentimento de vingança pode dar certo, uma prova disso é a repercussão negativa que tal conjuntura causou dentro do grupo de oposição, que colocou de lado figuras históricas e deixou totalmente insatisfeito o ex-prefeito Ernando Silvestre, o primeiro a dizer não ao novo projeto.

Blog - O deputado estadual Diogo teve motivos para romper politicamente com o grupo “Taboquinha”?

E.M. - É estranho, já que não houve nenhum problema político entre o nosso grupo e Diogo. Tal fato repercutiu mal para o deputado, tanto é que ele foi praticamente só para o bloco de oposição. Pessoas de relevância política do nosso grupo não o acompanharam, quem o seguiu, além de alguns familiares mais próximos, foram apenas pessoas que têm ligação financeira com ele. Até hoje não encontramos explicações para tal atitude, possa ser que ele tenha planos futuros que justifiquem tal atitude, mas da forma como se deu ele se tornou o maior perdedor do atual cenário político de nossa cidade.

Blog - Se Diogo se tornou o maior perdedor, quem seria o maior vencedor em meio a essa nova parceria política?

E.M. - Edson Vieira. Ele além de ter a condição de pré-candidato a prefeito inabalável, ainda terá o direito de colocar uma pessoa sua no PSB para ser seu vice, já que toda Santa Cruz do Capibaribe sabe muito bem que o empresário Zé Cueca, hoje cotado para ir para o PSB e ser o vice de Edson, durante muito tempo presidiu o DEM e sempre foi muito ligado ao deputado tucano.

Blog – Que prejuízos pode ter o Grupo “Taboquinha” diante o novo quadro político de Santa Cruz do Capibaribe?

E.M. - Todo desfalque é sentido, mas a garra do eleitorado “Taboquinha” será mais uma vez, maior que as dificuldades criadas por nossos adversários. Nossa vontade de fazer sempre o bem por nossa terra e a indignação de muitos insatisfeitos com a tal união, fará com o que o nosso projeto chegue forte e vencedor em outubro de 2012.

Blog - Como o senhor analisa a situação do DEM em Santa Cruz do Capibaribe?

E.M. - É inegável que o DEM está fragilizado, mas creio que o futuro do partido está nas mãos do ex-prefeito Ernando Silvestre. Tudo vai depender da atitude de Ernando, a ele caberá a decisão de encabeçar um projeto político do DEM ou simplesmente deixar a história da legenda sucumbir e sumir definitivamente.

Blog - Como o vereador tem conduzido sua pré-candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe?

E.M. – Ao longo dos meus mandatos tenho desenvolvido ações voltadas para o povo de Santa Cruz do Capibaribe, uma prova disso foi minha luta pela edificação da Academia das Cidades do bairro da Cohab, mas sou consciente de que para chegar à Prefeitura tenho que realizar ainda muito mais. Quanto a minha pré-candidatura, estou tranqüilo, sou um homem de grupo e como tal respeito as decisões a serem tomadas pela maioria. Até o fim do ano, provavelmente, já teremos a composição da nossa chapa majoritária para 2012 e até lá espero me credenciar para que possa disputar o cargo de prefeito e governar a cidade onde nasci, realizando assim o meu maior sonho.

Blog – Como o vereador avalia a importância de Jospe augusto Maia no contexto político local?

E.M. – A história mostra que José augusto Maia é o maior nome do grupo “Taboquinha”, homem público de origem humilde, que se tornou um mito para o nosso povo. Procuro me espelhar nele para alcançar meus objetivos e ter muita força para trabalhar por minha terra.

Retirada do Sulanca News!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

José Augusto Maia participa de reunião com assessores da Ministra Ideli Salvatti


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou na tarde desta quarta-feira (21) de um encontro de lideranças do PTB com assessores da Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Segundo José Augusto Maia, os assessores da Ministra informaram a liberação de recursos para os novos deputados federais. “Para mim foi liberada a quantia de um milhão e meio de reais, ainda para este ano”, disse o deputado pernambucano.
José Augusto Maia informou que ainda esta semana irá se reunir com sua equipe de assessores para que sejam definidas as áreas que serão beneficiadas com esses recursos.
Assessoria do deputado

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ernesto tem mais uma aprovação em Enquete!

Você votaria em Ernesto Maia para comandar novamente o Moda Center?

CONFIRAM O RESULTADO FINAL:

-NÃO 53 votos;

-SIM 281 votos.

Fonte Blog do Melqui!

José Augusto Maia fala da vitória de Ana Arraes para o TCU


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), falou na tarde desta quarta-feira (21), sobre a vitória da pernambucana Ana Arraes (PSB), na disputa da vaga para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ana Arraes obteve 222 votos, ante os 149 votos de seu principal concorrente, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Segundo o Deputado Federal, um dos coordenadores da campanha de Ana Arraes, o empenho de toda a bancada pernambucana foi fundamental para a conquista da socialista. ”Saímos em campo e fomos para o corpo a corpo, não medimos esforços em momento algum e o reflexo desse trabalho foi a expressiva votação da deputada Ana Arraes”, disse José Augusto.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

José Augusto Maia participa de encontro do Governador Eduardo Campos com bancada pernambucana na Câmara Federal

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), participou na manhã desta segunda-feira (19) de um café da manhã, oferecido em Recife, na casa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Na oportunidade, o Governador do Estado, Eduardo Campos agradeceu o apoio da maior parte da bancada pernambucana na Câmara Federal à candidatura da deputada federal Ana Arraes (PSB), na campanha por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), em eleição que acontecerá nesta quarta-feira (21).

Segundo José Augusto Maia, Eduardo pediu ainda que todos se esforcem nos momentos que antecedem a escolha do novo membro do TCU. Para o deputado federal, a vitória de Ana Arraes significará uma conquista para todo o Estado. “Todos nós sabemos que é um pleito difícil, mas temos a convicção de que a candidatura de Ana Arraes chegará forte no dia da eleição”, disse ele.

A eleição para o TCU servirá para preencher a vagadeixada após a saída do ministro Ubiratan Aguiar, no início de agosto. A votação será eletrônica e acontecerá pela manhã, a expectativa é de que nas primeiras horas da tarde todos já conheçam o resultado final da disputa.

Foto: Roberto Pereira

José Augusto Maia defende a criação do Ministério da Segurança Pública

CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA REUNIDA NO SEMINÁRIO

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou na manhã deste sábado (17) de mais uma edição do programa “Polo em Debate”, que vai ao ar semanalmente na Polo FM (101,9).

No programa, que tem ainda as participações de César Mello e Marcondes Moreno, o deputado federal avaliou de forma positiva o 2º Seminário para discutir os Investimentos na Área da Segurança Pública nos Estados Brasileiros, ocorrido na última sexta-feira (16), no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Segundo José Augusto Maia, representantes de todas as esferas da Segurança Pública no Estado participaram do encontro, que teve como objetivo estudar e verificar a real situação dos investimentos que estão sendo feitos na área da segurança pública.

O deputado federal disse ainda que ao final do encontro, ele propôs que fosse discutida, a partir de agora, a criação do Ministério da Segurança Pública. “Saúde e Educação têm os seus respectivos Ministérios, por isso, creio que a Segurança Pública também mereça ter o seu, afinal de contas, a demanda é grande, já que todos os municípios brasileiros lidam diariamente com o problema da violência”, disse José Augusto Maia.

sábado, 17 de setembro de 2011

José Augusto Maia preside encontro da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal

Aconteceu nesta sexta-feira (16), no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o 2º Seminário para discutir os Investimentos na Área da Segurança Pública nos Estados Brasileiros.

O evento foi realizado pela Subcomissão Permanente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, sob a coordenação do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), que tem a finalidade de Estudar as Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública no Brasil.

O objetivo do Seminário é estudar e verificar a real situação dos investimentos que estão sendo feitos na área da segurança pública, para, ao fim dos seus trabalhos, propor medidas efetivas destinadas à dotação de recursos financeiros suficientes para o bom funcionamento dos setores ligados à Segurança Pública.

O Governo do Estado foi representado pelo Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão – Alexandre Rebelo e pelo Secretário de defesa Social – Wilson Damázio.

O deputado federal pernambucano presidiu os trabalhos, que tiveram ainda a participação dos deputados federais, Lourival Mendes (PTdoB-MA) e Keiko Ota (PSB-SP), ambos membros da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O evento contou com a presença e participação da alta cúpula da polícia do Estado de Pernambuco, que fizeram seus pronunciamentos acerca do programa Pacto pela Vida, lançado pelo Governo de Eduardo Campos, que conforme os atores da segurança pública, trata-se de um programa que vem, efetivamente, baixando os índices de violência em todas as regiões do Estado.

Conforme explanação do secretário de segurança Pública, Dr. Wilson Damázio, “trata-se de uma integração entre as polícias, pois hoje as polícias militar, civil e corpo de bombeiros, trabalham em conjunto com a mesma finalidade, hoje não existe mais atritos entre polícias, todos compartilham da mesma informação, para, assim, prestar um serviço de alta qualidade para a população de uma forma geral”.

Estiveram presentes no Seminário os Secretários de Estado, Wilson Damásio (Defesa Social) e Alexandre Rebelo (Planejamento, Orçamento e Gestão), o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Tavares Lira, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casanova, o Coronel Vespaziano, Diretor Geral de Operação da Polícia Militar, o Delegado Francisco Jardim, Chefe da Polícia Civil, a Dra. Silvia Renata de Araújo Oliveira, Delegada de Polícia, além de vários Coronéis Comandantes de Batalhões, representantes de classes e associações, bem como, representantes das Guardas Civis Municipais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e de Natal.

Segundo o deputado federal pernambucano, a avaliação do evento foi positiva. “A presença massiva de autoridades serviu bem para ilustrar a importância desse encontro. Poucas vezes na história do nosso Estado um evento onde o tema principal foi a Segurança Pública, atraiu a atenção de tantas pessoas da área e isso faz com o que cheguemos ao final do dia com a sensação do dever cumprido e já planejando ações para o futuro”, disse José Augusto Maia.

Flickr – as fotos do 2º Seminário para discutir os Investimentos na Área da Segurança Pública nos Estados Brasileiros e outros eventos e solenidades prestigiadas pelo deputado estão disponíveis no endereço eletrônico: www.flickr.com/photos/joseaugustomaia.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Governo Federal divulga Pré-Projeto de Lei Complementar que visa regulamentar a criação de novos municípios

O Governo Federal elaborou e divulgou na tarde desta quinta-feira (08) o Pré-Projeto de Lei Complementar que visa regulamentar a criação de novos municípios.
Os responsáveis pelo Pré-Projeto solicitaram do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, informações e sugestões para que seja elaborado o documento final, que posteriormente será encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação e votação.
Segundo José Augusto Maia, está cada vez mais próximo a realização do sonho de vários distritos, que buscam suas emancipações. “Estamos vivendo um momento decisivo nessa nossa luta, creio que em breve localidades de todo o Brasil poderão comemorar suas emancipações”, disse o deputado federal.
Em tempo – José Augusto Maia participou na última terça-feira (06) do 1º Colóquio Federativo, que teve como objetivo, debater questões referentes à Emancipação de novos distritos que buscam a autonomia político-administrativa.
De acordo com o deputado pernambucano, um Fórum como o ocorrido nesta terça-feira (Colóquio Federativo), só ocorre quando o Governo Federal realmente está disposto a resolver problemas que julga de extrema urgência, chamando para debater e discutir, os mais gabaritados nomes no assunto.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nota de pesar pelo falecimento de Zé Romildo

“A morte de Zé Romildo deixa Santa Cruz de luto. Trata-se de uma personalidade marcante de nossa história, um historiador na essência da palavra, que deixa um verdadeiro arquivo sobre Santa Cruz do Capibaribe. Aliais, Linda como todos chamávamos, era um verdadeiro arquivo vivo de nossa cultura”.
Ernesto Maia, vereador

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Comemorações da Semana da Pátria em Santa Cruz do Capibaribe

As comemorações da Semana da Pátria em Santa Cruz do Capibaribe tiveram sequência hoje com o hasteamento da bandeira nacional em frente ao Palácio Braz de Lira. O prefeito do município, Toinho do Pará, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ricardo, e do comandante da 3ª CIPM, Major João Bosco, se posicionaram em frente às bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Santa Cruz do Capibaribe, ao som do hino nacional executado pela Banda Novo Século.

Estiveram presentes várias autoridades: o vice-prefeito José Elias, os vereadores Ernesto Maia, Nanau Marques, Deomedes Brito, Galego de Mourinha, além de todos os secretários municipais. O chefe de gabinete do prefeito, Carlos Lisboa, lembrou que esse ano, mais precisamente no próximo dia 27, o município irá comemorar uma data muito importante: o centenário de Raimundo Aragão, ex-prefeito que marcou a história da cidade ao fazer uma administração revolucionária.

As comemorações continuam no próximo sábado, com o desfile das escolas municipais da Palestina e da Vila do Pará. No domingo será a vez da Avenida 29 de Dezembro receber os estudantes das escolas da cidade, que farão mais um grande desfile para comemorar a independência do Brasil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

José Augusto Maia participa de reunião decisiva para a criação de novos municípios!

Aconteceu durante todo dia desta terça-feira (06), em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o 1º Colóquio Federativo, que teve como objetivo, debater questões referentes à Emancipação de novos distritos que buscam a autonomia político-administrativa.

O deputado dederal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, proferiu palestra acerca da importância do Projeto.

O deputado falou sobre os critérios do Projeto de Lei Complementar, que deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional, visando a criação dos novos municípios.

Segundo José Augusto Maia, nunca se passou tanto tempo sem que nenhum distrito fosse emancipado no Brasil. “Nem mesmo no período da ditadura militar ou durante o Império, o país deixou de criar municípios. Desde a edição da Emenda n.º 15/96, já se passaram mais de 15 anos sem que distritos possam se emancipar e buscar o crescimento que seus cidadãos tanto almejam. Com este Colóquio Federativo, esperamos poder levar ao Congresso uma proposta consolidada por todas as esferas governamentais, tais como: Governo Federal, Estadual, Representantes dos Estados e Municípios”, disse o deputado federal.

Após o encerramento do evento, o Relator da Matéria, no Colóquio, Dr. Paulo de Tarso, comprometeu-se em analisar todas as indicações e sugestões feitas durante as explanações, bem como, informou que produzirá um documento que será encaminhado à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para que seja enviado à Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado pernambucano, um Fórum como o ocorrido nesta terça-feira (Colóquio Federativo), só ocorre quando o Governo Federal realmente está disposto a resolver problemas que julga de extrema urgência, chamando para debater e discutir, os mais gabaritados nomes no assunto.

Estiveram presentes no Colóquio Federativo, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, representantes dos Ministérios das Cidades, Fazenda e Integração Nacional, expositores das Universidades Federais de São Paulo e do Paraná, Movimentos ligados aos Estados, municípios e sociedade civil organizada, além de representantes da África do Sul e da Índia, que contribuíram com os debates.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

José Augusto Maia participa de Romaria em homenagem a Frei Damião

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve neste domingo (04) na cidade de São Joaquim do Monte, interior de Pernambuco, onde participou da tradicional Romaria em homenagem a Frei Damião, que este ano chegou a sua 18ª edição. O deputado foi acompanhado pelos vereadores santa-cruzenses, Dr. Nanau (PSDB) e Ernesto Maia (PTB).

José Augusto Maia prestou uma homenagem a Frei Damião e a todos os romeiros presentes, cantado a musica "Frei Damião", composição sua, que se tornou um hino da festa. “Todos os anos participo desta Romaria e sempre sinto uma emoção renovada, que felizmente consigo compartilhar com o público, que a cada ano cresce mais e mais”, disse ele.

Estiveram presentes ainda na festa, o governador, Eduardo Campos (PSB), o senador, Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB).

Segundo estimativas da organização da festa, mais de 300 mil pessoas visitaram a cidade nos quatro dias de festa, que tem como principal ponto de visitação o santuário do Frei Damião, que tem uma imagem do mesmo, com mais de dez metros de altura.

Flickr – as fotos da ida do deputado federal José Augusto Maia a Romaria em homenagem a Frei Damião e outros eventos e solenidades prestigiadas pelo deputado estão disponíveis no endereço eletrônico: www.flickr.com/photos/joseaugustomaia.