quarta-feira, 31 de março de 2010

FESTA DE SÃO JOSÉ COMPLETA 84 ANOS DE TRADIÇÃO

A Vila do Pará, localizada na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe, realizou mais uma edição da Tradicional Festa do Padroeiro, com o Tema: com São José, proclamamos a Eucaristia, Pão da Unidade da Família Missionária. O evento que acontece na comunidade há 84 anos foi promovido pela Prefeitura Municipal, no período de 24 a 27 de março e reuniu milhares de pessoas durante toda a programação.

O Prefeito Toinho do Pará demonstrou satisfação com o resultado da organização, porém, lamenta profundamente as duas mortes registradas na localidade, apesar de todo reforço policial montado em conjunto pelas polícias civil e militar com o apoio de quase todo o efetivo da Guarda Municipal.

“Fatos dessa natureza, não têm como ser evitados e nos deixam muito tristes, já que são meses de dedicação para que tudo saia bem: a população se mobiliza, participa efetivamente e abre suas portas aos visitantes numa demonstração de fé e respeito às tradições. O Poder Público, por sua vez, faz de tudo que é possível para abrilhantar a festa e atender as pessoas e aí acontece uma coisa dessas e coloca tudo a perder. Só nos resta lamentar”, finalizou Toinho.

segunda-feira, 29 de março de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
GABINETE DO PREFEITO
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, neste ato representada pelo prefeito municipal Antônio Figueirôa de Siqueira, em cumprimento aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades, torna público a todas as pessoas interessadas que será feito o cadastramento no Programa Habitacional “Minha casa, minha vida”, devendo os interessados preencher os seguintes requisitos e apresentar a documentação abaixo:

a) Documentos pessoais: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira Reservista (para sexo masculino), comprovante de residência (conta de água ou luz), Certidão de Nascimento (dos filhos), Certidão de Casamento (ou declaração de convivência) e Certidão de não Convivência (para casais separados, mas que não completaram o processo de separação);

b) Comprovação de renda (formal ou informal), somente para enquadramento no programa de até R$ 1.395,00 (um mil trezentos e noventa e cinco reais)

c) Não ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo;

d) Não possuir casa própria ou financiamento em qualquer UF (Unidade Federativa);

e) Residir no município de Santa Cruz do Capibaribe ha mais de 03 anos;

f) Famílias que residem em locais de risco e/ou insalubres;

g)Famílias que tenham como chefe de família mulheres;

h) Famílias cadastradas no CADÚNICO.

Os cadastros serão realizados nos dias 29,30 e 31 de março de 2010 , no horário das 8 às 12 horas, no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social localizado na rua Padre Estima, 140 – Centro; e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que fica na rua Cabo Otávio Aragão, 412 – Centro. O presente edital será publicado nos jornais de circulação e blogs da cidade.

E, para que todos os interessados possam tomar conhecimento, mandou-se expedir o presente edital.

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe,27 de março do 2010.
ANTONIO FIGUEIRÔA DE SIQUEIRA
Prefeito Municipal

Discurso do Vereador Ernesto Maia na ultima reunião de 2010







sexta-feira, 26 de março de 2010

Resumo da câmara por Ernesto Maia direto do TWITTER

Acompanhe o dia a dia do Vereador Ernesto Maia nos bastidores da política em seu Twitter (Click no nome de Ernesto abaixo e vá direto para o Twitter).


  1. ErnestoMaia - Junior critica Fernando Aragão, Toinho do Pará,fala sobre o dia das costureiras,o matadouro e o trânsito

  2. Fernando parabeniza a Rocan e o Dr Silvano e fala sobre a sinalização da PE-160
  3. Diogo fala sobre os projetos de sinalização da Av Brás de Lira e a Unidade de Ensino Tecnológico
  4. Afrânio critica trânsito,terrenos públicos e o secretário de saúde

  5. Zezim fala sobre bocas de lobo,situação das estradas do município e elogia Diomedes

    Nanau cobra inclusão de Santa Cruz do Capibaribe no projeto de recuperação de Rio Capibaribe
  6. Falo sobre o matadouro,academia das cidades,estrada Sumé-Congo e os projetos da Minha Casa,Minha Vida e a Unidade de Ensino Tecnológico
  7. Dimas fala sobre o trânsito da cidade, sobre o matadouro e sobre terrenos públicos
  8. Diomedes fala sobre visita a estrada Sumé-Congo,cuidados no trânsito e cobra saneamento em algumas localidades da cidade
  9. Francisquinho fala sobre o trânsito de nossa cidade
  10. Começa a reunião da Câmara
Concorrentes ao Miss Pernambuco agitam o Moda Center



Foto: Eliel Antônio
As 21 concorrentes do Miss Pernambuco 2010, coordenadas pela competentíssima Nena Pacheco, estiveram visitando o Moda Center Santa Cruz, nesta terça-feira (23).
Recepcionadas pelo presidente José Augusto Maia, elas puderam conhecer um pouco mais da história do pólo da confecção e do Maior Parque de Confecções da América Latina, tema obrigatório para uma miss pernambucana, segundo Nena Pacheco.
Elas visitaram várias lojas, ganharam muitos brindes e causaram muita agitação entre os milhares de condôminos e compradores, que estavam no Parque.
A final do Miss Pernambuco 2010 será realizada no próximo sábado (27), no Hotel Villa Hípica, em Gravatá.
Da Redação do
Portal Agreste PE

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estrada Sumé ao Congo(PB) prometida pra setembro

Na última sexta, 19 de março, uma comitiva de Santa Cruz do Capibaribe esteve visitando as obras da estrada que liga as cidades paraibanas de Sumé e Congo.

O grupo formado pelo ex-prefeito Zé Augusto e vereadores Diogo Moraes, Ernesto Maia e Deomedes Brito, juntamente Dr. Romualdo, prefeito do Congo ouviram da boca do governador daquele estado, o senhor José Maranhão, a promessa de conclusão da obra até o mês de setembro.

De acordo com informações da assessoria de imprensa a parte pernambucana, que compreende o trecho que vai de Jataúba até a divisa com a Paraíba, terá início em Maio.

Fonte: Blog do Melqui

sexta-feira, 19 de março de 2010

Resumo da câmara por Ernesto Maia direto do TWITTER

ErnestoMaia - Francisquinho critica Toinho do Pará,Zé Augusto e Ernesto Maia

  1. Fernando Aragão fala sobre a comodidade de ser oposição, a atuação da guarda no trânsito e critica Afrânio
  2. Junior Gomes critica Toinho do Pará em relação ao mercado do Pará,câmaras de segurança e falta de calçamentos
  3. Zezim se diz assistencialista,fala sobre o Censo e elogia pronunciamento de Diogo.Critica a falta de câmaras de segurança e a burocracia
  4. Dimas fala sobre a popularidade de Lula,o problema da reposição de calçamentos e sobre as contas de 2007
  5. Afrânio critica Zé Augusto,Ernesto Maia e o Governo Toinho do Pará
  6. Falo sobre as contas de 2007 e sobre a visita do Governador da Paraiba à cidade do Congo-PB para vistoriar as obras da estrada Sumé-Congo

  7. Diomedes fala sobre ações da secretaria de Desenvolvimento Social,sobre projeto Minha Casa,Minha Vida,cobra audiência pública com a Compesa
  8. Diogo fala sobre o Censo 2010 e fala sobre a posição da imprensa e parte da oposição querendo antecipar seu voto nas contas de 2007
  9. Nanau faz críticas à Secretaria de Obras, pede médico legista para cidade e fala sobre a visita do engenheiro do Tribunal de Justiça
  10. Começa a reunião da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe-PE

Ruas de Santa Cruz


RUA TITO SINÉSIO ARAGÃO

Vamos juntar dados para contar fatos relacionados a essa Rua que tem sua extensão composta por residências consultórios escolas e acontecimentos comuns às ruas no Bairro Novo. A maioria excessiva de residências e sua localização favorecem essa tranquilidade de hoje. Portanto leiamos mais essa história.

Como a maioria das nossas ruas, esta também tem seu início no final dos anos 60 começando uma parte pelas proximidades da Rua Siqueira Campos e a outra no cruzamento com a Rua Cabo Otávio. Havia alguns terrenos baldios e por ali começaram a surgir novas habitações, mas, naqueles tempos era fácil identificar, por exemplo, a casa de Tavinho de Nilo. Todo o seu espaço era povoado por carcaças de caminhões velhos e restos de pneus. Mas isso mudou. Após a Câmara Municipal nos deparamos, atualmente com verdadeiras mansões. Na esquina, antes havia um monte de entulhos em um terreno que depois de limpo foi edificada a residência de João de Deda (João Milton da Silva).

No outro quarteirão, ainda hoje se vê espaço para novas construções. Espero que este panorama mude rapidamente. Mais adiante, o que outrora era o estacionamento reservado para a Prefeitura Municipal (anos 60), acomoda atualmente a quadra poliesportiva da Escola Padre Zuzinha. No outro lado, onde ficava a casa de uma empresária, funciona hoje o anexo da Escola Municipal Ivone Gonçalves. Essa via é recortada por outras de maior movimento e assim sofre uma desaceleração em seu movimento mas, ainda ostenta lojas de representação no cruzamento com a Rua Cabo Otávio e ao lado da Câmara é tomada de Lojas Comerciais e Boutiques

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua Júlia Aragão.

Resumo da Sessão da Câmara. Reunião do dia 16/03/10

Resumo da Sessão da Câmara. Reunião do dia 16/03/10


Começam medições do terreno do novo fórum de Santa Cruz

Juntamente com o Juiz Dr. Tito Lívio, o Presidente da Câmara, Fernando Aragão, acompanhado dos vereadores Ernesto Maia e Dr. Nanau, recebeu ontem (18), o Diretor Adjunto de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Estado, Hugo Paixão, responsável pelo início das obras de construção do Fórum de Santa Cruz do Capibaribe.

O Diretor veio à Santa Cruz verificar o terreno onde será construído o Fórum e adaptar o projeto existente para as novas proporções, que será de 100m x 80m, localizado no Curral Picado, em frente ao Moda Center Santa Cruz.

De acordo com o arquiteto, as novas instalações deverão ser totalmente climatizadas, com um sistema inteligente, proporcionando economia de energia elétrica e “com a medição do terreno, o projeto será redefinido e poderemos iniciar a licitação, para que a construção comece, no máximo, em setembro e o Fórum poderá ser entregue até outubro de 2011”, afirmou Paixão.

O Presidente da Câmara afirmou que não medirá “esforços para que o fórum seja construído com agilidade, já que o atual prédio já está pequeno para as demandas da cidade, que tem um crescimento rápido e constante”, finalizou Fernando Aragão.

Vereadores e população elogiam Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara, Fernando Aragão, foi elogiado por vereadores e população, pela elaboração de informativo sobre as atividades da Casa de Leis e transmissão das reuniões ordinárias através de WebTV.

O informativo, que foi lançado oficialmente nesta terça (16), contém as diversas atividades que a Câmara proporciona, bem como dados sobre ações dos dez vereadores santacruzenses.

Está em fase de testes a exibição das reuniões através de WebTV que, disponível através do site da Câmara (www.camarascc.com.br), possibilita o acompanhamento das reuniões em tempo real, sendo a Casa José Vieira de Araújo a 2ª Câmara do Estado à transmitir, em vídeo, ao vivo, através da web.


MULHERES CONTINUAM SENDO HOMENAGEADAS PELO GOVERNO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Coordenadoria da Mulher, dá continuidade às comemorações da Semana Internacional da Mulher realizando nesta, quinta-feira, 18, o DIA D DA MULHER NA SAÚDE E CIDADANIA. O evento acontece na AABB das 8h00 às 15:00h obedecendo a seguinte programação:

- Atendimento médico e ambulatorial (exame de Lâmina, Exame de Mama, Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Tipagem Sanguínea, Exame de HIV)

- Retirada de Documentos

- Corte de Cabelo

- Atividades Físicas e educativas

A programação continua no dia 24, deste, quando será realizada uma MESA REDONDA “REFLETINDO OS DIREITOS DA MULHER” na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe a partir das 08:00h.

08:30h – Apresentação Cultural;

09:00h – Mesa de Abertura:

- Objetivo do Evento;

- Histórico da luta das mulheres no Município e sua conquistas;

09:30h – Mesa Redonda - Refletindo os direitos da Mulher na saúde, educação, cultura e lazer, uma vida sem violência, trabalho e geração de renda

*Estão confirmadas a participação de várias autoridades, incluindo a Coordenadora Estadual da UBM - União Brasileira de Mulheres (entidade da sociedade civil existente em todo o país.), entre outras.

Vereadores participam de audiência pública sobre adutora do agreste

O Presidente da Câmara, Fernando Aragão e os vereadores Diogo Moraes, Ernesto Maia e Deomedes Brito, participaram ontem, no SESC de Caruaru, de uma audiência pública para discussão do projeto do Sistema Adutor do Agreste, convocada pela Compesa e o CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), com a participação do Governador Eduardo Campos.

O projeto prevê o abastecimento de água para 62 municípios, o que representa o fornecimento de água para, aproximadamente, 80 localidades do Agreste e Sertão, beneficiando mais de 1,9 milhão de pessoas. Com um orçamento de R$ 1,5 bilhão, com recursos provenientes do PAC é a maior obra do tipo em implementação no estado e, de acordo com os representantes da Compesa, tem previsão de término em 4 anos.

O início da construção da Adutora deverá acontecer em junho. Serão 1.030 km de tubos, com uma vazão de 4 mil litros por segundo, construídos por etapas, transportando a água do São Francisco para o Agreste pernambucano.

Para o Presidente da Câmara “a adutora representa um grande passo para o desenvolvimento continuo de nossa região, não podemos continuar sem água. Além de nossas famílias, recebemos constantemente a visita de pessoas de todo o país, movimentando a nossa economia”, declarou Fernando Aragão.


terça-feira, 16 de março de 2010

Reformas das escolas João Maia e Lucinalva‏






Depois de resolvidos alguns problemas burocráticos, comuns em uma licitação, a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de educação, comunica que teve inicio as reformas das escolas Lucinalva Aragão e João Maia.

Nas imagens das respectivas escolas, observamos que as obras se iniciaram onde se necessitava de prioridades, na Lucinalva novos telhados (proporcionado melhor luminosidade e difícil quebradiça) e reformas das salas. Na escola João Maia a pintura e o novo piso estão dando um novo visual à escola.

A escola João Maia e a Lucinalva Aragão são as primeiras de uma série de reformas que serão feitas, pois educar com qualidade e conforto é construir e cuidar das pessoas.