sábado, 10 de julho de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA Dr. SILVA JARDIM

Moldada basicamente igual à Rua Virgilina Pereira, essa Rua conta com estrutura semelhante a que a antecede. Moradores de outras ruas do Centro e de Sítios próximos à Santa Cruz do Capibaribe, são os principais moradores desta que por vezes é também chamada de Rua da Antiga Cadeia. Sua localização no bairro São Cristóvão lhe deixa bem movimentada.

Seu início na primeira metade da década de 70, deu-se pela Baixa da Cocada. Setor cheio de histórias folclóricas e berço de uma das mais famosas ‘malas’. Na sua chegada, ao lado direito, a casa que viu nascer o “Forró do Matricó”. Edivaldo, pai de Everaldo Matricó Manteve um bar naquela esquina por um bom tempo. Fernando de Pedro Paulo e dona Valdete, oriundos do movimento dos ‘Negros do Alto’, mantiveram ali o Bar da Galinha de Capoeira com Angu. Era tradição nos finais de Semana.

Mais adiante, vemos a R & R eletrônica dos irmãos Rinaldo e René Rufino, criados na Rua do Rio. Dona Beata, mãe adotiva e tia de Lourinho do Cenecista e dona Ventura Feitosa, são outros exemplos de pessoas que adotaram essa Rua. Os filhos de seu Biu Ramos, fabricantes de móveis e tantos outros têm sempre algo de bom para falar desse pedaço de Santa Cruz do Capibaribe.

No final da Rua, a imagem travosa daquela que um dia foi a Cadeia Pública de nossa cidade.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua João Manoel dos Santos.

Nenhum comentário: