segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA JOÃO MANOEL DOS SANTOS

Se a Avenida 29 fosse um rio, a Rua João Manoel dos Santos seria um de seus afluentes. Desde a década de 70, essa rua vem sendo moldada e acolhendo àqueles que lhe pedem abrigo. Durante muito tempo, mesmo estando atrelada à Avenida 29 de Dezembro, a Rua João Manoel dos Santos sempre foi tida como periferia.

No final dos anos 60 na sua chegada, encontrávamos um curral, de propriedade do Sr. Dedé Batista e do outro lado, o muro da maternidade. Alguns casebres demarcavam o que hoje se apresenta de maneira mais vultosa. Era praticamente a divisa entre a Zona Urbana e a vegetação rasteira, típica da nossa Região. Não havia energia elétrica e nem água encanada. Tudo era muito difícil.

Pouco tempo depois, podia se registrar a construção da casa do então recém chegado Francisco Amaral. Por ali moravam também José Pereira de Góis, pai de Inácio da Guarda Municipal e seu Zé. Amaral construiu um Centro Espírita e ao lado da sua Casa havia um vasto terreno cercado por muro de tijolos que ia até a Avenida Teonilo Silvestre.

Atualmente onde havia o curral, está erguido um minishopping enquanto no lado direito, permanece o muro, agora do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão e o necrotério deste. As casas da Rua agora têm outro aspecto. São mais modernas e ostenta um visual bem mais agradável.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua José Bernardino Gomes.

Nenhum comentário: