sábado, 31 de julho de 2010

Educação realiza mais uma jornada do pró-infantil!



Nesta ultima sexta-feira foi encerrada mais uma Jornada Mensal do Pró-infantil de Santa Cruz do Capibaribe. A capacitação teve sua abertura no teatro municipal, palestras na câmara de vereadores e oficinas de capacitação no CESAC entre os dias 19 à 26/07.

O pró-infantil é um projeto financiado pelo Ministério da Educação em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Santa Cruz é a cidade sede do Pró-infantil na região. O evento contou com professores e tutores e coordenadores do Pró-infantil na região.

O Projeto é de extrema importância, pois vem profissionalizar os educadores infantis que não tem uma formação superior. Mas que se encontra em sala de aula e a realização dessas jornadas faz com que se tenha uma visão de como o projeto está sendo realizado para que os frutos continuem sendo colhidos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

É amanhã!

Santa Cruz do Capibaribe conta agora com Núcleo de Estudos de Gênero.

A Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Centro de Ensino Superior de Santa Cruz do Capibaribe (Cesac) assinaram ontem (26) o protocolo de intenções para a criação do Núcleo de Estudos de Gênero na instituição de ensino. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença da Secretária da Mulher, Cristina Buarque, da Coordenadora do Núcleo de Formação em Gênero e Assessoria Pedagógica da SecMulher, Cristina Camarotti, e a Coordenadora da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, e também coordenadora do núcleo do Cesac, Verônica Valadares.

“É uma grande satisfação contribuir com a formação de profissionais com uma nova perspectiva sobre a relação de homens e mulheres’’, afirmou Cristina Camarotti para o auditório repleto de estudantes. Cristina Buarque também falou sobre a importância do papel do núcleo, “a juventude não é só o futuro do país, é também o presente e, por isso, precisamos construir de agora uma nova relação entre homens e mulheres”, afirmou.

Na oportunidade, também foi lançado o Prêmio Pensando a Igualdade de Gênero e Direitos Humanos em Santa Cruz do Capibaribe, com o tema Lei Maria da Penha. Estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e de Graduação, além de professores, podem elaborar redações e artigos científicos. Para se inscrever é necessário ir ao Cesac, na rua Júlia Aragão, Centro, no período de 3 de agosto até o dia 10 de setembro.

Coordenadoria - Na ocasião, a Secretária da Mulher, Cristina Buarque, também visitou as instalações da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referencia da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe.

Fonte: Diário da Sulanca

terça-feira, 27 de julho de 2010

Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas)!

No próximo dia 29/07 às 15h no cabana club será realizado mais uma formatura do PROERD(Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas). O projeto é uma parceria entre Prefeitura municipal, através da secretaria de educação escolas estaduais e policia militar.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, enfatiza a importância da integração entre a Escola/Família/Polícia, tendo como temáticas cidadania, família, ética, drogas e violência, buscando assim orientar e esclarecer os alunos e os pais para a valorização das relações sociais, e principalmente, para o conhecimento e repúdio às drogas e a violência em geral.

Educação em destaque!


A Secretária de Educação e Presidente da UNDIME-PE, Socorro Maia estará no próximo dia 28/07, às 9h, no auditório da AMUPE, Recife-PE, a frente de uma ação da UNDIME. A ação tem por objetivo nortear os municípios que ainda não elaboram seu PME ( Plano Municipal de Educação ).

Ainda entre os dias 28 à 29/07, Socorro Maia, no Centro de convenções de Pernambuco, participando de uma mesa discutindo: formação de professores, questões transversais e interdisciplinares na perspectiva dos direitos humanos. Na ocasião será realizado o lançamento do livro políticas e fundamentos da educação em direitos humanos.

Autismo em Foco!

O autismo é, certamente, uma das síndromes mais desconcertantes e desafiadoras da atualidade e vem crescendo muito o número de pessoas inclusas na rede escolar de ensino do nosso município, com características desta síndrome. Características como: dificuldade com a interação social, com a linguagem, com o plano emocional e com áreas de habilidades sensoriais.

Pensando nisso, alguns educadores do nosso município em especial da Escola Municipal Especial Virgilina Pereira, com o apoio da Secretaria de educação de Santa Cruz do Capibaribe-PE, vem buscando conhecimentos sobre este assunto, tendo participado do Workshop Autismo dentro da perspectiva DIR/FLOORTIME, que aconteceu em Recife no mês de fevereiro deste ano e do seminário Autismo e estratégias de Inclusão, que aconteceu neste mês de semana em Garanhuns, ambos ministrados por Patrícia Piacentini, terapeuta especialista em desenvolvimento infantil, com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Antioch de Santa Bárbara.

A partir deste encontro os educadores Mônica Farias, Rildjane, Graça Oliveira, Idna Carla, junto com o gestor da Escola Especial Marcilio Mecias, promoveram um encontro neste ultimo final de semana com familiares de especiais, onde foram trocadas experiências e socializadas algumas estratégias que foram vivenciadas no último evento.

Assessoria da Secretaria de educação.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

No clube Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe, acontecerá a 1º Festa de Integração dos Universitários no dia 30 de julho às 20:00 hs.

Os organizadores do evento convidam todos a participarem!

Entrada gratuita...

Fonte: opinião

Coordenadoria da Mulher promove concurso de redação

O Prêmio Pensando a Igualdade de Gênero e Direitos Humanos em Santa Cruz do Capibaribe será entregue pela Coordenadoria da Mulher em parceria com a Academia de Letras, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Direitos Humanos e Enfrentamento a Violência Contra a Mulher do CESAC, a CDL e o Banco do Brasil.

O tema do concurso será a Lei Maria da Penha e os participantes serão divididos em quatro categorias:

I - Categoria 1 - “Estudante de Graduação”- 01 bolsa de pós graduação num curso oferecido pelo CESAC;

II - Categoria 2 - “Estudantes do Ensino Fundamental II”- 01 computador;

III - Categoria 3 - “Estudantes do Ensino Médio”- 01 computador;

IV- Categoria 4 - “Professores Promotores da Igualdade de Gênero e Direitos Humanos”- 01 Notebook.

A comissão que julgará as redações terá a participação especial da própria Maria da Penha e as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 03 de agosto e 10 de setembro na Coordenadoria da Mulher ou no CESAC.

Fonte Diário da Sulanca

Mais um mutirão contra a dengue e a muriçoca será realizado em Santa cruz do Capibaribe

A ação será desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias, nesta quarta-feira, 28, nos Bairros Nova morada e Loteamento São José, das 7h30 às 12h e irá contar com diversas atividades de campo, tais como:

· Visitas domiciliares para orientação aos moradores e tratamento com larvicidas nos reservatórios;

· Recolhimento de entulhos (que possam vir a ser possíveis criadouros);

· Colocação de peixes em depósitos de água e cisternas inacabadas;

· Pulverização através do fumacê;

· Limpeza do Riacho do curral e panfletagem.

O trabalho, que será realizado a cada 15 dias em comunidades diferentes, conta com a colaboração de 60 homens, sob a coordenação de Roberval Araújo – Responsável pelo Departamento de Controle de endemias – Fone: 3731.2424

Contatos - ASCOM da PMSCC


Mais um mutirão contra a dengue e a muriçoca será realizado em Santa cruz do Capibaribe

A ação será desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Endemias, nesta quarta-feira, 28, nos Bairros Nova morada e Loteamento São José, das 7h30 às 12h e irá contar com diversas atividades de campo, tais como:

· Visitas domiciliares para orientação aos moradores e tratamento com larvicidas nos reservatórios;

· Recolhimento de entulhos (que possam vir a ser possíveis criadouros);

· Colocação de peixes em depósitos de água e cisternas inacabadas;

· Pulverização através do fumacê;

· Limpeza do Riacho do curral e panfletagem.

O trabalho, que será realizado a cada 15 dias em comunidades diferentes, conta com a colaboração de 60 homens, sob a coordenação de Roberval Araújo – Responsável pelo Departamento de Controle de endemias – Fone: 3731.2424

Contatos - ASCOM da PMSCC


domingo, 25 de julho de 2010

Direto do Twitter!

ErnestoMaia-Ontem,estive na cidade de Garanhuns, juntamente com Zé 1440 no encontro com Lula,Dilma,Eduardo,Armando e Humberto.
Em Garanhuns tivemos uma conversa agradável com o Vereador Valdemir Cintra de Belo Jardim.
Também em Garanhuns tivemos uma conversa com um vereador daqui da região que possivelmente vai votar em Zé 1440 e causará surpresas
Estamos indo agora,juntamente com Zé 1440, para a cidade de Triunfo onde encontraremos o lider da oposiçao,ex-prefeito Maninho e @julio14014
Amigos,estou partindo para Triunfo proxima semana estarei divulgando uma relação de vereadores que estão se engajando na campanha de Zé 1440.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Direto do Twitter!

  1. ErnestoMaia- Ontem estive com o vereador Deomedes no Recife.Encontros com Armando Monteiro,Humberto Costa e Cecílio Galvão.
    Estivemos também com os Vereadores de Bezerros: Luiz Carlos,Tititi e Didiu,além do ex-vereador Wando.

    Sexta-Feira estaremos em Bezerros e no Sábado na cidade de Triunfo,juntamente com Zé Augusto 1440.

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Coordenadoria da Mulher, está convidando as Mulheres Produtoras Do município para um Encontro a ser realizado nesta quinta-feira, 22, na Câmara de Vereadores.

O evento servirá, entre outras coisas, para definir o lançamento da Feira de Artesanato das Mulheres Produtoras. A sua presença é muito importante para a realização do encontro. Compareça!
Verônica Valadares - Coordenadora da Mulher

terça-feira, 20 de julho de 2010

Do Site Da ALEPE

Concurso sobre vida e obra de Joaquim Nabuco tem inscrições prorrogadas
As inscrições para o Concurso História Ilustrada: vida e obra de Joaquim Nabuco foram prorrogadas até 30 de setembro. A iniciativa faz parte das comemorações do Ano Nacional Joaquim Nabuco e está sendo realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Secretaria Estadual de Educação



O objetivo do concurso é premiar os melhores trabalhos realizados por estudantes dos Ensino Fundamental e Médio sobre o patrono do Legislativo Estadual. O formulário de inscrição, bem como as instruções para a elaboração dos textos, está disponível no site da Fundaj: www.fundaj.gov.br.



O resultado do concurso vai ser divulgado em 12 de novembro e a premiação acontece no dia 19 do mesmo mês, no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, local onde Nabuco passou a infância. A comissão julgadora vai observar a adequação dos trabalhos ao tema proposto, a contribuição para a divulgação da história e do pensamento de Joaquim Nabuco, o desenvolvimento lógico das ideias, a criatividade dos textos e das ilustrações e a originalidade. O vencedor de cada categoria vai receber o prêmio de cinco mil reais. Já as respectivas escolas vão ganhar computadores que devem ser utilizados pelos alunos. (V.B.)
Publicada em 20/07/2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

1º Campeonato Esportivo em Prol da AADESC

Ruas de Santa Cruz


RUA JOÃO MANOEL DOS SANTOS

Se a Avenida 29 fosse um rio, a Rua João Manoel dos Santos seria um de seus afluentes. Desde a década de 70, essa rua vem sendo moldada e acolhendo àqueles que lhe pedem abrigo. Durante muito tempo, mesmo estando atrelada à Avenida 29 de Dezembro, a Rua João Manoel dos Santos sempre foi tida como periferia.

No final dos anos 60 na sua chegada, encontrávamos um curral, de propriedade do Sr. Dedé Batista e do outro lado, o muro da maternidade. Alguns casebres demarcavam o que hoje se apresenta de maneira mais vultosa. Era praticamente a divisa entre a Zona Urbana e a vegetação rasteira, típica da nossa Região. Não havia energia elétrica e nem água encanada. Tudo era muito difícil.

Pouco tempo depois, podia se registrar a construção da casa do então recém chegado Francisco Amaral. Por ali moravam também José Pereira de Góis, pai de Inácio da Guarda Municipal e seu Zé. Amaral construiu um Centro Espírita e ao lado da sua Casa havia um vasto terreno cercado por muro de tijolos que ia até a Avenida Teonilo Silvestre.

Atualmente onde havia o curral, está erguido um minishopping enquanto no lado direito, permanece o muro, agora do Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão e o necrotério deste. As casas da Rua agora têm outro aspecto. São mais modernas e ostenta um visual bem mais agradável.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua José Bernardino Gomes.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ernesto se solidária com Francisquinho em seu Twitter!

ErnestoMaia- Meus pêsames ao Vereador e amigo Francisco Ricardo pelo falecimento de seu neto.

Ernesto Maia apresenta apoios a candidatura de Zé em seu twitter !

  1. Em Belo Jardim vamos com a oposição,liderada por Cintra Galvão que tem seu filho Cecílio Deputado Estadual que será apoiado por nós em SCC.Em Triunfo Zé será apoiado pelo ex-prefeito e lider da oposição Dr Maninho.Em Bezerros,teremos o apoio do Presidente da Câmara Luiz Carlos + 2 vereadores e suplentes.Também tivemos o apoio do diretório do PTB de Moreno,através de sua presidente.Hoje Zé Conta com apoios em Santa Cruz do Capibaribe,Belo Jardim,Bezerros,Jataúba,Brejo da Madre de Deus,Taquaritinga,Triunfo,Toritama,Moreno,Caruaru,Bom Jardim e várias cidades do Agreste.Estaremos aqui divulgando as lideranças que apoiam Zé 1440 nestas cidades.Ex- Prefeito de Bom Jardim Dr Afrânio também está com Zé 1440









SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE ALCANÇA METAS PARA O ANO DE 2009

Neste mês foi divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país, estados e municípios, como meio de verificar o nível de desenvolvimento educacional, e nessa perspectiva, pudemos avaliar que o município de Santa Cruz do Capibaribe atingiu a meta estabelecida para o ano de 2009 com seus 4,2 pontos para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª à 4ª Séries) superando os 3,8 observados no ano de 2007, podendo-se observar que ao analisarmos as Médias do IDEB para a Rede Municipal de Ensino dentro do Estado de Pernambuco nos mantivemos no 5º lugar, porém, ao considerarmos as médias obtidas pela rede municipal e estadual (rede pública) passamos à 6ª colocação no estado. Apesar das influências das diferentes redes de ensino do município, nosso IDEB fica a frente de cidades como Recife, Caruaru, Petrolina, Araripina e Salgueiro. O IDEB é obtido por meio das taxas de aprovação e do resultado da Prova Brasil/SAEB.

METAS DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TAMBÉM SÃO ATINGIDOS NO IDEB EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM 2009

Após divulgação e análise dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nas várias esferas de governo (federal, estadual e municipal), observa-se que apesar de Santa Cruz do Capibaribe não ter atingido a meta estipulada de 3,4 pontos para o ano de 2009, obtendo 3,3 pontos, demonstra uma gradativa melhoria se comparado ao índice de 2007. Ainda ampliando esta visão, atenta-se para o fato de Santa Cruz do Capibaribe apresentar a 9ª maior pontuação entre os municípios do estado de Pernambuco para os anos finais do Ensino Fundamental, atingindo assim patamar superior aos de cidades como Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Araripina, Vitória de Santo Antão, dentre outras. É sabido que muito ainda há de se fazer para alcançar os níveis ideais, porém, uma melhoria consistente ocorre de forma contínua e gradativa fundamentada numa educação real, possibilitando assim uma efetiva elevação da qualidade educacional e social do nosso país.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Santa cruz do Capibaribe marca presença em Fórum Nacional

A 4ª edição do Fórum Nacional de Museus (FNM), evento bienal promovido pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e para o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) traz para o centro dos debates o tema: “Direito à Memória, Direito a Museus”.

O tema do 4º FNM (12 a 16 de julho), tem relevância para o campo museal contemporâneo e sinaliza para a importância de se pensar o museu como conector cultural de espaços e tempos diversos. Tudo isso, levando em conta a memória que, a rigor, está entronizada no presente.

A programação oferece mini-cursos de capacitação em diversas áreas de atuação do campo museal, como também reúne grupos de trabalhos temáticos para a construção e discussão das diretrizes, ações e metas da Política Nacional de Museus - PNM.
Jota Oliveira, Secretário Adjunto de Ação Social e membro integrante do Departamento de Imprensa da PMSCC, representa o município, neste evento.

sábado, 10 de julho de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA Dr. SILVA JARDIM

Moldada basicamente igual à Rua Virgilina Pereira, essa Rua conta com estrutura semelhante a que a antecede. Moradores de outras ruas do Centro e de Sítios próximos à Santa Cruz do Capibaribe, são os principais moradores desta que por vezes é também chamada de Rua da Antiga Cadeia. Sua localização no bairro São Cristóvão lhe deixa bem movimentada.

Seu início na primeira metade da década de 70, deu-se pela Baixa da Cocada. Setor cheio de histórias folclóricas e berço de uma das mais famosas ‘malas’. Na sua chegada, ao lado direito, a casa que viu nascer o “Forró do Matricó”. Edivaldo, pai de Everaldo Matricó Manteve um bar naquela esquina por um bom tempo. Fernando de Pedro Paulo e dona Valdete, oriundos do movimento dos ‘Negros do Alto’, mantiveram ali o Bar da Galinha de Capoeira com Angu. Era tradição nos finais de Semana.

Mais adiante, vemos a R & R eletrônica dos irmãos Rinaldo e René Rufino, criados na Rua do Rio. Dona Beata, mãe adotiva e tia de Lourinho do Cenecista e dona Ventura Feitosa, são outros exemplos de pessoas que adotaram essa Rua. Os filhos de seu Biu Ramos, fabricantes de móveis e tantos outros têm sempre algo de bom para falar desse pedaço de Santa Cruz do Capibaribe.

No final da Rua, a imagem travosa daquela que um dia foi a Cadeia Pública de nossa cidade.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua João Manoel dos Santos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Educação em destaque


A Secretária de Educação de Santa Cruz do Capibaribe e presidente da UNDIME-PE, Socorro Maia, participou da mesa, neste ultimo final de semana, do Fórum Permanente de apoio a Formação docente de Pernambuco.

O evento foi realizado no auditório do IFPE em recife. Participaram do evento prefeitos e secretários se educação de diversos municípios.

O fórum teve como tema: A política de formação dos professores da educação básica de Pernambuco em regime de colaboração entre a União, estado e Municípios. As pautas discutidas foram os Planos Nacionais de Formação dos Professores da Educação Básica, Programas de Formação Continuada e planejamento Estratégico da Formação dos professores da educação Básica de Pernambuco.

O destaque ficou na fala de Socorro Maia, que trouxe em seu discurso o que de fato propôs o objetivo da pauta. O discurso foi utilizado como referencia entre as falas das demais autoridades, que é sensibilizar as esferas do governo a viabilizar um planejamento estratégico para a formação dos professores da educação básica, onde em sua maioria não conclui por conta de distancia falta de recursos entre outros. A secretária ainda as UAB (universidades abertas) para contribuir para formação desses professores.

Socorro Maia foi convidada pelo SIMPRO para no próximo dia 8/7 proferir uma palestra no I encontro da Rede pública municipal de ensino 2010.