quarta-feira, 30 de março de 2011

Seu Vereador tem Trabalho para apresentar!


Você sabia?

Que o vereador Ernesto Maia tem um mandato voltado para política patrimonial de nosso Município.
Acompanhe os projetos, requerimentos e o trabalho extra câmara do seu vereador.

O vereador Ernesto Maia(PTB) tem um mandato preocupado com a preservação da história e cultura de nosso município, essa preocupação se reflete nos projetos e requerimentos do parlamentar.

Dentre os 27 projetos apresentados pelo Vereador, podemos destacar cinco que se relacionam com essa preservação, São eles: Lei 1.800/2009 Determina a colocação no currículo escolar de aulas de História e Geografia de Santa Cruz do Capibaribe, nas Escolas públicas de nosso município, da 5ª a 8ª série. Lei 1.791/2009 Denomina Espaço Cultural Pe. José Aragão Araújo: Pe. Zezé. Lei 1.801/2009 Determina que seja tombada como patrimônio cultural do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, a Centenária sociedade novo século.

Podemos destacar ainda o projeto elaborado em conjunto com diversas personalidades ligado a cultura de nosso município o que autoriza ao poder executivo criar o Projeto Cen-tro Cultural e Histórico de Santa Cruz do Capiba-ribe-PE. Que apesar de infelizmente ser apontado como inconstitucional e não ter sido aprovado, o projeto visa restaurar o centro histórico do município, sendo essa, uma das defesas do vereador.

Dentre os requerimentos do parlamentar no que diz respeito à política patrimonial, podemos destacar os que solicitam ao poder executivo o tombamento para preservação das Gameleiras da Av. PE. Zuzinha e da Preservação da serra do Pará, locais de valores ambientais e históricos. Preocupado de como seria preservado esses locais, o Vereador Ernesto Maia, solicitou ao poder executivo, que fosse criado o Conselho de patrimônio Histórico e Cultural e que fosse criado um fundo Municipal para o mesmo no intuito de dar as condições necessárias para órgão trabalhar em prol da preservação dos patrimônios históricos e culturais de nosso município. O requerimento foi prontamente atendido pelo poder executivo que criou a Lei Nº 1.830/2009 onde Cria o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e a Criação do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Santa Cruz da Capibaribe, a luta agora é para que o conselho seja implantado e comece a atuar.

No corrente ano o Parlamentar apresentou o projeto de Lei 014/2011 que Determina que seja tombada como Patrimônio Cultural e histórico do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, a Feira Livre (Feira de Mangais). A feria teve origem em Santa Cruz ainda como vila, sendo uma das primeiras economias da cidade, alavancando o crescimento da vila, sendo na mesma as primeira comercialização de nossa sulanca que depois daria origem a outra feira tão famosa nos dias atuais. A feira de mangais hoje serve como renda de centenas de família aquecendo a economia de nosso município

Feira Livre de Santa Cruz ainda Vila

Fotos retirada do orkut do Professor Arnaldo viturino


Nenhum comentário: