quinta-feira, 31 de março de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Município é contemplado com uma Creche e Três Quadras Escolares Poliesportiva

A prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE, através da sua secretaria de educação, enviou diversos projetos para o Ministério da Educação, dos quais com muita alegria comunica que quatro foram aprovados.

A Resolução/CD/FNDE N° 11 DE MARÇO DE 2011, Contemplou o município de Santa Cruz do Capibaribe-PE com uma unidade de educação infantil do programa pró – infância (Creche) e três quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do crescimento – PAC 2.

A secretaria de educação do município enviou três projetos de Creches, sendo uma para poço fundo, outra para o Oscarzão e uma para o Neco Aragão, sendo contemplada a última citada. Quanto às quadras escolares poliesportivas, foram enviados diversos projetos, sendo contemplada, uma para escola Orlandina no bairro Dona Dom, uma na escola João Maia no bairro Nova Morada e outra na escola Donatila na COHAB, esta por não ter o espaço na própria escola, o projeto considerava um terreno com até 500 metros de proximidade da escola, onde a mesma será construída nas proximidades da rádio Vale do Capibaribe.


Assessoria

Seu Vereador tem Trabalho para apresentar!


Você sabia?

Que o vereador Ernesto Maia tem um mandato voltado para política patrimonial de nosso Município.
Acompanhe os projetos, requerimentos e o trabalho extra câmara do seu vereador.

O vereador Ernesto Maia(PTB) tem um mandato preocupado com a preservação da história e cultura de nosso município, essa preocupação se reflete nos projetos e requerimentos do parlamentar.

Dentre os 27 projetos apresentados pelo Vereador, podemos destacar cinco que se relacionam com essa preservação, São eles: Lei 1.800/2009 Determina a colocação no currículo escolar de aulas de História e Geografia de Santa Cruz do Capibaribe, nas Escolas públicas de nosso município, da 5ª a 8ª série. Lei 1.791/2009 Denomina Espaço Cultural Pe. José Aragão Araújo: Pe. Zezé. Lei 1.801/2009 Determina que seja tombada como patrimônio cultural do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, a Centenária sociedade novo século.

Podemos destacar ainda o projeto elaborado em conjunto com diversas personalidades ligado a cultura de nosso município o que autoriza ao poder executivo criar o Projeto Cen-tro Cultural e Histórico de Santa Cruz do Capiba-ribe-PE. Que apesar de infelizmente ser apontado como inconstitucional e não ter sido aprovado, o projeto visa restaurar o centro histórico do município, sendo essa, uma das defesas do vereador.

Dentre os requerimentos do parlamentar no que diz respeito à política patrimonial, podemos destacar os que solicitam ao poder executivo o tombamento para preservação das Gameleiras da Av. PE. Zuzinha e da Preservação da serra do Pará, locais de valores ambientais e históricos. Preocupado de como seria preservado esses locais, o Vereador Ernesto Maia, solicitou ao poder executivo, que fosse criado o Conselho de patrimônio Histórico e Cultural e que fosse criado um fundo Municipal para o mesmo no intuito de dar as condições necessárias para órgão trabalhar em prol da preservação dos patrimônios históricos e culturais de nosso município. O requerimento foi prontamente atendido pelo poder executivo que criou a Lei Nº 1.830/2009 onde Cria o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e a Criação do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Santa Cruz da Capibaribe, a luta agora é para que o conselho seja implantado e comece a atuar.

No corrente ano o Parlamentar apresentou o projeto de Lei 014/2011 que Determina que seja tombada como Patrimônio Cultural e histórico do Município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, a Feira Livre (Feira de Mangais). A feria teve origem em Santa Cruz ainda como vila, sendo uma das primeiras economias da cidade, alavancando o crescimento da vila, sendo na mesma as primeira comercialização de nossa sulanca que depois daria origem a outra feira tão famosa nos dias atuais. A feira de mangais hoje serve como renda de centenas de família aquecendo a economia de nosso município

Feira Livre de Santa Cruz ainda Vila

Fotos retirada do orkut do Professor Arnaldo viturino


terça-feira, 29 de março de 2011

XIV fórum estadual da UNDIME-PE!

A UNDIME-PE, tendo a frente à Secretária de Educação de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Socorro Maia, realizará nos dias 04 à 06/04, no hotel jangadeiro em Recife-PE, o XIV fórum estadual da entidade, com o tema “Articulação & colaboração: Desafios e perspectivas da gestão municipal” tendo como ponto central do debate o plano nacional de educação.

A programação ainda contemplará temas de grande importância para gestão da educação pública municipal, tais como: Pacto Federativo: Regime de Colaboração, Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, com Foco no Ciclo de Alfabetização, Diretrizes da Educação Ambiental, Educação Musical, Implementação dos Conteúdos Afro Brasileira e Africana, Plano Nacional dos Direitos Humanos, Programa Gestão Nota Dez e Prova Brasil.

Durante a solenidade de Abertura além da Presença da Secretária, Socorro Maia, estarão presente os Santacruzenses o músico Welligton, que executará os hinos do Estado de Pernambuco e o Nacional e o Dep. federal José Augusto Maia(PTB) que alem de prestigiar o evento cantará a música “Tributo a Pernambuco”. O evento contará com diversas autoridades a exemplo do Secretário de Educação Especial – SEE/MEC Carlos Augusto e da Secretária de Educação Básica – SEB, Maria do Pilar Lacerda.

OBS: Além das palestras, oficinas e debates, haverá a eleição, entre os sócios efetivos, para nova diretoria e conselhos deliberativo e fiscal da UNDIME-PE para o Biênio 2011-2013.

A Secretária de Educação, Socorro Maia, concorre à reeleição, onde até o presente momento tudo indica que seja chapa única.

Homenagem a José Alencar!



O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu hoje aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer. Ele foi internado no último dia 28 com quadro de suboclusão intestinal.Alencar enfrentava havia mais de 15 anos um câncer na região abdominal. Ele passou por 17 cirurgias e várias internações, segundo a Folhaonline.


No aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, ele foi homenageado em cerimônia na Prefeitura de São Paulo, com presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Em novembro, após sofrer um infarto agudo do miocárdio, Alencar chegou a interromper o tratamento contra o câncer por alguns dias. De lá para cá, o sarcoma teve 'progressão clara', segundo o oncologista Paulo Hoff, da equipe médica responsável pelo ex-vice.

COTEMINAS - O ex-vice entrou na política graças a sua atuação empresarial bem sucedida. O sucesso frente à Coteminas, uma das maiores indústrias de tecido do Brasil, o levou para instituições que o colocaram em contato direto com a sociedade civil. Alencar passou pelas associações comerciais de Caratinga e de Ubá, pela Associação Comercial de Minas e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte. Essa trajetória culminou com sua eleição para presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que o projetou nacionalmente. Os recursos do Sesi e do Senai --ligados à FIEMG-- o colocou em contato com setores ligado à educação, cultura, saúde, esporte e lazer.

POLÍTICA - A visibilidade em Minas impeliu Alencar a entrar para a política, e em 1993 ele se filiou ao PMDB. No ano seguinte, ele se lançou candidato ao Governo de Minas, quando ficou em terceiro lugar. Em 1998, ele tentou uma vaga no Senado Federal por seu Estado: acabou eleito com quase 3 milhões de votos.No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

PLANALTO - O passo mais importante na política, no entanto, aconteceu na eleição presidencial de 2002, quando, já pelo PL, ele foi o vice na chapa vencedora encabeçada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva. No início, Alencar foi um vice polêmico. Ele se notabilizou como um dos principais críticos da política econômica do governo. Suas farpas miravam principalmente a política de juros altos do governo, que tentava, com isso, conter a inflação. As críticas renderam reclamações da equipe econômica e conversas reservadas com o presidente. Mas foi a pedido de Lula que a partir de 2004 ele passou a acumular os cargos de vice-presidente e de ministro da Defesa. Ele comandou o ministério até março de 2006. Foi também naquele ano que a dupla Lula-Alencar disputou e venceu a reeleição presidencial, o que permitiu sua permanência no poder até o dia de sua morte. Alencar, casado com Mariza Campos Gomes da Silva, deixa três filhos (Maria da Graça, Patrícia e Josué) e cinco netos: Ricardo, Geovana, Barbará, Josué e Davi.

Fonte: Blog do Magno e Folha Online

Vereador solicita voto de aplauso ao 5º congresso da UMADESC

O Vereador Ernesto Maia (PTB) Solicitou voto de aplausos para o 5º congresso da UMADESC (União da Mocidade da Assembléia de deus de santa Cruz do Capibaribe-PE). O vereador esteve presente no congresso, na terça-feira de carnaval, e ficou impressionado com a dimensão do evento realizado durante os dias 05 à 08/03, no Cabana Club de Santa Cruz do Capibaribe, onde reuniu cerca de seis mil fiéis por dia, vindo pessoas de diferente cidades a exemplo da irmã Judite Botafogo, Prefeita do município de Lagoa do Carro.

Além do volto de aplauso, Ernesto destacou na tribuna a importância das pessoas que estava à frente da Coordenação do evento, a exemplo do Pastor Airton, Pastor Amaro Berto e do Irmão Val. Ernesto ainda solicitou verbalmente uma parceria e a colaboração da prefeitura municipal e o Moda Center no Congresso da UMADESC. O Vereador apontou que devido a dimensão do evento o Cabana não mais comporta o congresso e o mesmo poderia ser realizado no Moda Center, já que o mesmo não funciona no carnaval, sendo aproveitando o amplo espaço do estacionamento e a rede de hotel próximo ao local, sem falar que seria realizado em um dos principais pontos turísticos da cidade, tornado, assim, o congresso em um evento consolidado no calendário da cidade.

NOTA AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Santa Cruz do Capibaribe, 25 de março de 2011

Senhores(as) Professores(as)

Este Governo Municipal na Pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Antonio Figueiroa informa que em reunião realizada no dia 25 de março do corrente ano, no Gabinete do Prefeito, em que estiveram presentes uma Comissão representativa da Classe de Professores Municipais, o Prefeito Municipal, Secretário Municipal de Administração, Secretária Municipal de Finanças, Secretária Municipal de Educação Cultura e Esportes e Diretores de várias Escolas Municipais, ficou acertado o que se dispõe abaixo:

- Enquadramento regularizado a partir da Folha de Pagamento do mês de abril de 2011;

- Pagamento do retroativo referente ao enquadramento será pago em 02 parcelas sendo a primeira no mês de abril e a segunda no mês de Maio;

- Com essas ações o Governo Municipal que já vinha atendendo a Lei do Piso Nacional atende também a Lei de enquadramento do PCC;

- Estabelece-se ainda que a folha dos 60% absorve todos os recursos do mesmo, sendo complementado com parte dos 40% dos recursos que seriam aplicados em outras demandas da educação.

Essas medidas confirmam o comprometimento do Prefeito para a Educação Municipal, e tomadas com a Participação da Classe Municipal de Professores comprova o caráter de gestão participativa deste Governo.

ANTONIO FIGUEIROA DE SIQUEIRA

PREFEITO MUNICIPAL

Deputado federal recebe comitiva da Itapemirim em SCC


“Depois de cumprirem a agenda na Rádio Comunidade FM, Prefeitura e visita ao Moda Center, a comitiva foi conhecer o local onde será construído o novo Terminal de Passageiros”.
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) recebeu na manhã desta segunda-feira (28), na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, conforme anunciou na semana passada, uma comitiva de representantes da empresa de ônibus Itapemirim. Conforme orientação do seu proprietário, o deputado Camilo Cola (PMDB/ES), o objetivo da visita dos seus diretores foi conhecer de perto as condições, para a viabilização de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada (PPP), com a intenção de construir um novo Terminal Rodoviário Interestadual de Passageiros na cidade, que é considerada a Capital da Confecção.
Os vereadores Galego de Mourinha, Dr. Nanau, Fernando Aragão, Ernesto Maia e Deomedes Brito, além do prefeito Toinho do Pará, vice-prefeito José Elias e o deputado estadual Diogo Moraes também estiveram presentes ao encontro.
Segundo José Augusto Maia, Santa Cruz do Capibaribe precisa de um novo terminal de passageiros, já que o atual se tornou obsoleto, diante o aumento da demanda de pessoas que procuram a cidade, depois da inauguração do Moda Center Santa Cruz: “Milhares e milhares de pessoas de todos os recantos do país, têm procurado nossa cidade e temos que oferecer as melhores condições de recebê-las, para que voltem sempre”, disse o deputado.
A Itapemirim foi a primeira empresa consultada. Nos próximos dias Caruaruense, 1002, Transbraz, Progresso e outras, serão convidadas a participar deste projeto, que terá a liderança dos governos federal, estadual e municipal.


Foto: Eliel Antônio

Assessoria de Imprensa
Brasília - Gabinete do Dep. Federal José Augusto Maia

segunda-feira, 28 de março de 2011

ASCOM da PMSCC

Prefeito Toinho do Pará discute construção de novo Terminal Rodoviário em Santa Cruz do Capibaribe.

O prefeito Toinho do Pará recebeu nesta segunda-feira, 28, em seu Gabinete, o deputado federal José Augusto Maia, os vereadores Fernando Aragão, Deomedes Brito, Dr. Nanau, Galego de Mourinha, Ernesto Maia e representantes de empresas que fazem o transporte interestadual de passageiros, para debaterem a estratégia de construção do Novo Terminal Rodoviário de Santa Cruz do Capibaribe.

O Chefe do Executivo Municipal e os deputados José Augusto Maia e Diogo Moraes irão buscar meios para a realização de parceria entre a Prefeitura local, Governo Federal, Governo Estadual e as empresas Itapemirim, Caruaruense, 1002, Transbraz e outras que mantêm uso das linhas de transporte para esta cidade.

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe irá oficializar o contato junto ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER) para que este desenvolva o Projeto Arquitetônico e posteriormente junto às empresas e as demais autoridades possa ser feita a doação do local onde será edificado o novo Terminal Rodoviário.

Para outras providências José Augusto Maia, se reunirá em Brasília, ainda esta semana, com o também deputado federal Camilo Cola (proprietário da Itapemirim) para agilização dos projetos.

Coordenadoria da Mulher de SCC oferece curso de bolos e tortas‏


Encerrou-se na última sexta-feira, 25, na Sede da Coordenadoria da Mulher, em Santa Cruz do Capibaribe, o Curso “Fabricação Artesanal de Bolos e Tortas” promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, em parceria com o Centro de desenvolvimento Rural Sustentável, com o apoio da Prefeitura Municipal.

O curso foi ministrado em 40h e as 13 mulheres participantes tiveram acesso a 30 receitas das mais variadas, com destaque para o bolo da índia a base de farinha de rosca, canela e frutas cristalizadas que foi citado pela maioria como um dos mais saborosos.

Além de aprender a preparar a guloseima as alunas também tiveram aulas sobre cobertura e dicas de reaproveitamento de alimentos, passadas pela professora Kélita Rodrigues, que espera retornar em breve para ministrar o curso de aperfeiçoamento. Para outras informações sobre o curso e novas inscrições ligue: 3731.1826 - das 8h às 13h - Falar com Verônica Valadares.

ASCOM da PMSCC
Risoní Santos – 9439.2006

sábado, 26 de março de 2011

José Augusto Maia participa da solenidade de formatura de novos PMs em São Paulo

Coronel Álvaro Camilo, depuatdo José Augusto e governador Geraldo Alckmin
Nesta sexta-feira (25/03) o deputado federal José Augusto Maia, a convite da alta cúpula da Polícia Militar do Estado de São Paulo, participou da solenidade de formatura da maior turma da história da Escola Superior de Soldados, onde foram formados, em um único ano, 2.332 novos soldados.
A cerimônia contou com a participação do Governador do Estado, Geraldo Alckmin, que em seu discurso agradeceu o deputado José Augusto Maia pela honrosa presença.
A cerimônia foi realizada na Praça Charles Müller, em frente ao estádio do Pacaembu, na zona oeste da Cidade.
Conforme o deputado José Augusto Maia “são ações estruturantes como as implantadas pelos governos de Pernambuco e São Paulo, que sendo seguidos pelos demais estados, com certeza irão melhorar o sistema de segurança pública nacional”.

Assessoria Parlamentar
Gab. Do Dep. José Augusto Maia

Vereadores santacruzenses participam da eleição de Presidente da UVP‏

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Fernando Aragão, juntamente com os Vereadores Ernesto Maia, Dr. Nanau e Deomedes Britos, participam, em Surubim (PE), entre os dias 23 e 25 de março de 2011, do Congresso da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), para eleição do Presidente da Entidade.

A UVP é a entidade representativa dos Vereadores de Pernambuco, atua no esclarecimento do papel do edil, além de fornecer informações de como proceder no legislativo e na fiscalização do executivo.

O evento teve a participação de mais de 500 (quinhentos) Vereadores de todo o Estado, técnicos da CGU (Controladoria Geral da União), os advogados e palestrantes, Dr. Vladimir Rossi Lourenço, Dr. Carlos Neves Filho, Dr. Leucio Lemos e Dr. João Batista, ex-presidente da UVP.

Foram realizadas plenárias sobre “Tributação e orçamento”, “Inelegibilidade e Reforma Política”, “O Vereador e a fiscalização dos gastos públicos”, “Revisão da lei orgânica do município e do regimento interno do poder legislativo” e “Regulamentação Urbanística do Município trânsito, patrimônio histórico; meio ambiente; edificações; ocupação e uso do solo”, com a efetiva participação dos Vereadores.

Durante o Congresso foi amplamente debatido o aumento do número de parlamentares por município, a reforma política, as obrigações de fiscalização do poder executivo, informações sobre o papel do Vereador e a sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade. Com relação a reforma política, a Entidade aprovou o encaminhamento do voto majoritário.

A eleição reconduziu o Vereador Severino Farias, para o cargo de Presidente e elegeu o Fernando Aragão coordenador nacional/nordeste.

Deputado Federal José Augusto Maia participa de encontro com a alta cúpula da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Coronel José Maurício, Coronel Danilo Antão, Deputado José Augusto Maia e Coronel Álvaro Camilo (Comandante Geral da PM-SP)
Após a Indicação do Deputado Federal José Augusto Maia (PTB/PE) para a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, convites para reuniões, debates e eventos referentes à segurança pública tem sido uma constância na vida do Parlamentar.
Nesta quinta-feira (24/03) o Parlamentar foi recebido pela alta cúpula da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Maior Polícia do Brasil), onde participou de Reunião com o Comandante-Geral, Coronel Álvaro Camilo, que também é presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícias Militares do Brasil, e pelos Coronéis Danilo Antão Fernandes, Subcomandante da PM, José Maurício, Subchefe do Estado Maior e Marcos Chaves, Comandante de Policiamento da Capital.
Nesta reunião o Deputado José Augusto Maia falou de sua experiência exitosa na área de segurança pública, quando prefeito do Município de Santa Cruz do Capibaribe (2001 a 2008), bem como dos avanços obtidos pelo Estado de Pernambuco, durante o Governo Eduardo Campos, com a implantação do Plano de Segurança Estadual (Pacto Pela Vida), o qual vem servindo de referência como política de segurança para os demais estados do País.
Durante a visita às instalações da PMESP, o Coronel Marcos Chaves apresentou o moderno sistema de atendimento a ocorrências policiais e o centro de vídeo-monitoramento daquela Instituição, os quais são reconhecidos como um dos melhores do mundo em face a tecnologia de ponta que utilizam.
Por fim, o Comandante-Geral se colocou à disposição do Parlamentar para apoiá-lo nas ações inerentes à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal.

Imagens do encontro

Coronel Marcos Chaves e o deputado José Augusto Maia
José Augusto Maia contou sua experiência aos coronéis

Deputado José Augusto Maia receberá na próxima segunda feira diretores da Itapemirim

Visando fortalecer seu projeto de parceria para a implantação do novo Terminal Rodoviário de Passageiros em Santa Cruz do Capibaribe, o Deputado José Augusto Maia(PTB/PE) receberá nesta Segunda-Feira (28/03) na Terra da Confecção, a visita dos diretores da Viação Itapemirim S.A, a mando do Deputado Camilo Cola, onde irão tratar da construção de um Terminal Rodoviário Interestadual de passageiros. A ação do deputado visa mostrar a localização onde será erguida a obra, bem como mostrar de perto a necessidade e urgência na construção que será através de uma parceria público/privada, com verbas dos governos federal, estadual e municipal e a iniciativa privada.

terça-feira, 22 de março de 2011

Ernesto foi preferência de Internautas em enquete do Diário!

O Diário elaborou três pesquisas para consultar seus leitores sobre suas preferências para 2012 e o resultado da que foi exposto o nome do Vereador Ernesto Maia foi assim:

Ernesto Maia 43%

Fabio Lopes 36%

Ernando Silvestre 21%

Atuação parlamentar do dep federal José Augusto Maia‏


Patrulha Mecanizada
Ofício de nº 012/2011 - Gab. JAM, datado do dia 18 de Março e endereçado ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, solicitando a autorização da liberação de recursos, para atendimento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pólo das Confecções do Agreste - CODESA, composto pelos municípios de S. C. do Capibaribe, B. da M. de Deus, Taq. do Norte, Jataúba, Vertentes e Toritama.
Construção de Creches
Ofício nº 011/2011 - Gab. JAM, datado do dia 17 de Março e endereçado ao presidente do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, solicitando a construção de Creches nos municípios de S. C. do Capibaribe, B. da M. de Deus, Taq. do Norte, Jataúba, Vertentes e Toritama, Belo Jardim, Surubim, Bonito e São Caetano.
Extensão da UFPE
Ofício nº 016/2011 - Gab. JAM, datado do dia 18 de Março e endereçado ao ministro da Educação Fernando Haddad, solicitando uma Extensão da Universidade Federal de Pernambuco para o município de Santa Cruz do Capibaribe.
Viaduto Miguel Arraes
Ofício nº 015/2011 - Gab. JAM, datado do dia 17 de Março e endereçado ao ministro das Cidades Mário Negromonte, solicitando recursos para construção do viaduto Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento da PE 160 com a Av. 29 de Dezembro, no municípios de Santa cruz do Capibaribe.
Açude das Porteiras
Ofício nº 014/2011 - Gab. JAM, datado do dia 17 de Março e endereçado ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, solicitando a liberação de recursos para a construção do Açude das Porteiras em Santa Cruz do Capibaribe.
Quadras Poliesportivas
Ofício nº 012/2011 - Gab. JAM, datado do dia 17 de Março e endereçado ao ministro Orlando Silva, solicitando a construção de quadras poliesportivas nos municípios de S. C. do Capibaribe, B. da M. de Deus, Taq. do Norte, Jataúba, Vertentes e Toritama, Belo Jardim, Surubim, Bonito e São Caetano.
Tele Centros
Ofício nº 013/2011 - Gab. JAM, datado do dia 17 de Março e endereçado ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, solicitando a liberação de recursos para implantação de Tele Centros nos municípios de S. C. do Capibaribe, B. da M. de Deus, Taq. do Norte, Jataúba, Vertentes e Toritama, Belo Jardim, Surubim, Bonito e São Caetano.

domingo, 20 de março de 2011

José Augusto Maia vai presidir Subcomissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) irá presidir uma subcomissão da CSCCO da Câmara dos Deputados.

A indicação se deve à sua experiência e comprometimento com a redução exitosa dos índices de criminalidade, durante os dois mandatos de prefeito, quando transformou Santa Cruz do Capibaribe, a cidade mais violenta do estado, em exemplo de segurança para Pernambuco e Brasil.

Assessoria de Imprensa

sábado, 19 de março de 2011

Santa Cruz conquista 1º lugar no Estado no projeto Acelera e 4º no Se liga!

È com muita alegria e reconhecimento que a prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria de educação, vem parabenizar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Esc. Mun. Ivone Gonçalves de Araújo (porteiro, merendeiros, auxiliares de serviços gerais, assistentes administrativos, secretária, coordenadora, supervisores, diretora e equipe de professores) pelos resultados conquistados em 2010.

A escola comporta em sua estrutura os projetos do Acelera Brasil e Se Liga que respectivamente conquistaram o 1º e o 4º lugar no Estado. Parabéns a Escola que ao lado da comunidade desempenha um importante papel para sociedade.

Assessoria

sexta-feira, 18 de março de 2011

Comunicado

A Secretaria de Educação de Santa cruz do Capibaribe, Através da escola Senador, comunica a sociedade, que a escola disponibiliza aulas de Braile nas segundas-feiras e de Libras nas terças e quintas-feiras, das 19h30min às 21h30min.

O Público alvo são alunos, pais, professores, e a comunidade de uma forma geral, contudo as vagas são limitadas. O projeto tem por finalidade preparar a sociedade para inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Assessoria

Directa Engenharia inicia obras do novo Fórum de Sta Cruz do Capibaribe

O prefeito Toinho do Pará recebeu nesta quarta-feira (16) a equipe da Empresa Directa Engenharia. Eles estiveram inspecionando o local da construção do Fórum de Santa Cruz do Capibaribe, que ficará às margens da PE-160, em Frente ao Moda Center Santa Cruz. Os engenheiros Dr. Marcelo Henrique de Lucena e Dr. Fábio Sirkis, da Directa Engenharia, empresa vencedora da licitação para a construção desta obra, receberam das mãos do prefeito Toinho do Pará a doação do terreno.
A Prefeitura entra com a doação do terreno como contrapartida na construção que terá uma área total de 80 x 100m, em uma área de grande valorização imobiliária. De acordo com especialistas na área, o terreno tem valor estimado em R$ 5.000.000,00. A construção que está orçada em R$ 5.657.609,02 teve início no dia 16 de março de 2011 e previsão para 300 dias de construção.

Discurso do Dep Federal José Augusto Maia na tribuna do Congresso Nacional


Senhor presidente,
Senhoras deputadas e senhores deputados,

Subo hoje a esta tribuna, agradecendo ao líder do meu partido, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), pelo tempo cedido para usar este espaço.
Mas senhor Presidente, quero informar que estou apresentando uma proposta nos ministérios das Cidades e do Turismo, para construção de um Terminal Rodoviário Interestadual de Passageiros em Santa Cruz do Capibaribe. Este projeto vai atender a grande demanda de passageiros, turistas e compradores, que chegam a cerca de 30.000 mil, semanalmente, no pólo de confecções.
Esta proposta basei-se numa parceria Público/Privada e certamente contará com o apoio das empresas Itapemirim, Caruaruense, Progresso e Transbrás, que já atendem nosso município.
Expondo esta proposta na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, quero agradecer os membros da comissão na pessoa do presidente deputado João Maia (PR-RN), mas em especial agradecer o deputado Camilo Cola(PMDB-ES), que colocou-se à disposição e está apoiando nossa proposta.

Quero comunicar, também, a implantação de um Consório Intermunicipal envolvendo os municípios do Pólo de Confecções do Agreste de Pernambuco. O consórcio se destinará a aquisição de uma Patrulha Mecanizada, que será utilizada com o objetivo de recuperar e manter as estradas dos municípíos, facilitando o escoamento da produção de confecções no pólo.
Inicialmente os municípios que irão participar do consórcio são:Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Jataúba, Toritama, Vertentes e Brejo da Madre de Deus, mas ainda poderemos receber outros municípios da região que se mostrarem interessados.
Em uma ação suprapartidária, vamos marcar e conversar com todos os Prefeitos e Câmaras Municipais envolvidas, a fim de consolidarmos o projeto e uma vez consolida a experiência deste consórcio, estudaremos a possibilidade do mesmo ser extendido a outros municípios.

Comunico, também, que no próximo dia 07 de Abril o governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, estará em Santa Cruz do Capibaribe com o programa Todos por Pernambuco, que discute e imcorpora demandas locais na agenda do estado.

Finalizo, agradecendo o apoio do senador Armando Monteiro, presidente do PTB do meu estado, do senador Humberto Costa, líder do PT no senado e dos deputados da bancada do PTB de Pernambuco, dep. Silvio Costa, dep. Jorge Corte Real e dep.José Chaves. E todos os deputados pernambucanos, em especial do governador Eduardo Campos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

85ª FESTA DE SÃO JOSÉ

DE 16 A 19 DE MARÇO DE 2011

DISTRITO DO PARÁ

TEMA:
COM SÃO JOSÉ QUEREMOS PROTEGER A NATUREZA
DIOCESE DE CARUARU
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE

PROGRAMAÇÃO

DIA 16/03 - Quarta-feira – Abertura da festa
19h Procissão da Bandeira, saindo da residência do casal Rafael e das Neves
19h30min Celebração da Santa missa
Celebrante: Pe. Adriano
Noiteiros: Movimento Terço dos Homens da Vila do Pará
Dia 18/03 - Sexta-feira
19h30min Celebração da Santa Missa
Celebrante: Pe. Bianchi Xavier
Noiteiros: Filhos ausentes da Vila do Pará
21h Apresentação do Maracatu Capibaribe

Dia 19/03 – Sábado (Dia da Festa)
06h - Salva de Tiros
16h30min - Procissão com a imagem de São José percorrendo as principais ruas da Vila do Pará,
e encerrando-se com a Celebração da Santa Missa.
Celebrante: Pe. Carlos Augusto (Adm. Paroquial).
19h Show com Jorge Kairós
Participação Especial das Comunidades Rurais e Banda Musical Novo Século.
Em todas as celebrações haverá a participação do Ministério de CânticosPAZ NA TERRA, da nossa Comunidade.
Coordenação da Festa:
Conselho da Comunidade de São José
Visto:
Pe. Carlos Augusto – Administrador Paroquial.

G5 reforça necessidade das escolas de 2º grau junto ao secretário de Educação do Estado

Recife- Em audiência agora a pouco na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, os vereadores Deomedes Brito, Ernesto Maia e Dr. Nanau, representando o G5 mais uma vez estiveram na companhia do secretário de educação Anderson Gomes. Outra importante figura presente na reunião foi a secretária de educação de Santa Cruz do Capibaribe, Maria do Socorro Ferreira, que pessoalmente, tratou de questões de interesse do município.
Em pauta, estavam os pedidos para que sejam construídas mais duas escolas de segundo grau na cidade. Para comprovar a necessidade foi relatado ao secretário que há 40 anos não é construída nenhuma escola no município. A última foi a Escola José Francelino Aragão, e de lá para cá, a cidade não viu mais uma obra desta natureza.
Para o vereador Deomedes Brito, que vem nesta luta desde o início do seu mandato, sua comunidade será contemplada e com merecimento. “Santo Agostinho, Acauã, Nossa Senhora da Conceição, Pedra Branca, Armando Aleixo, Neco Aragão e demais bairros vizinhos serão beneficiados diretamente, mas temos a preocupação de ver nossos vizinhos se dirigindo ao nosso bairro. Será uma obra muito importante para o povo”. Destacou Deomedes Brito, lembrando que uma dessas escolas será no bairro Acauã.
Já o vereador Dr. Nanau, que recentemente ingressou no grupo, sente-se motivado pela forma como o grupo vem trabalhando. “É muito bom quando vemos que lutamos unidos pelas coisas de Santa Cruz do Capibaribe. Hoje Fernando Aragão e Galego de Mourinha não puderam comparecer, mas nós os representamos, pois esta é uma luta de todo o grupo taboquinha, e é assim que estão funcionando as coisas em nosso partido. Quanto às escolas temos certeza de que o governo irá se sensibilizar com esta necessidade antiga de Santa Cruz”.
Ao lado da mãe, a secretária Socorro Maia, o vereador Ernesto Maia mostrou diante do secretário Anderson Gomes a urgência na questão, e destacou que: “Na agenda de desenvolvimento que será entregue ao governador no Todos por Pernambuco, nós reforçamos estes pedidos, mas já o fizemos por duas vezes na presença do secretário Anderson Gomes. Santa Cruz é uma cidade importante para o estado e por isso, temos que correr atrás dos objetivos e prioridades. São duas escolas, entre outros pedidos, e bastante justificada diante da ‘grande demanda local por escolas de 2º grau”.
A secretária Maria do Socorro Ferreira Maia saiu satisfeita do encontro. Ela aproveitou para tratar pessoalmente de outras questões ligadas a sua pasta, e num clima bastante cordial, conversou com o secretário. Ela estava representando o prefeito Toinho do Pará no encontro. “Foi muito bom estar frenre a frente com Anderson Gomes, pois pude relatar nossas dificuldades, sobretudo, na questão transporte escolar. È importante a participação dos vereadores já que vim representando o prefeito.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Você sabia?

Que o vereador Ernesto Maia tem um mandato voltado para área de educação do município.

Acompanhe os projetos, requerimentos e o trabalho extra câmara do seu vereador.

(Foto ilustrativa)

Dentre os 28 projetos apresentados pelo Vereador Ernesto Maia, está o que Determina a colocação no currículo escolar de aulas de História e Geografia de Santa Cruz do Capibaribe, nas Escolas públicas de nosso município, o que institui a semana de Educação para o trânsito nas Escolas da Rede Municipal de Educação e o que cria o programa “Festival de Férias” a ser desenvolvido no período de recesso e férias escolares.

Ainda na área de educação, o vereador é autor dos requerimentos que solicitam que sejam entregues gratuitamente as Carteiras Estudantis a todos os estudantes da Rede Pública de nosso município, o que seja efetuado um estudo, em caráter de urgência, objetivando efetivar o enquadramento dos professores da rede pública municipal no Plano de Cargos e Carreira do Magistério-PCCM. O que solicita a criação da bolsa professor especializado, onde o professor terá desconto em cursos de pós graduação, mestrado e doutorado, o que Solicitar a construção de quadras esportivas nas Escolas Públicas Municipais João Maia Neto, Orlandina Arruda Aragão e Donatila da Costa Lima, localizadas em nossa cidade, o que solicita a construção de uma escola na Vila de Poço Fundo, e aproveitando a atual escola para fazer uma creche.

Vale destacar que em seus discursos na tribuna da câmara no corrente ano, o vereador está fazendo fortes cobranças para que sejam construídas escolas estaduais de 2º grau, principalmente nos bairros mais afastados para que assim venha amenizar os problemas do transporte escolar .

“Todos por Pernambuco” será realizado em Santa Cruz do Capibaribe‏

"Todos por Pernambuco" Projeto idealizado pelo Governo do Estado, fundamentado em uma concepção democrática e regionalizada que assume o compromisso de levar as necessidades e anseios da população para o centro do processo de planejamento das políticas públicas, chega ao município neste dia 02 de abril.

Se antecipando a esse grande debate, o Prefeito Toinho do Pará, convocou a Câmara de Vereadores para uma reunião de trabalho em seu Gabinete, nesta sexta-feira, 18, ás 11h., com o objetivo de construir uma AGENDA ÚNICA a ser apresentada ao Chefe do Executivo Estadual, com destaque para as seguintes demandas:

· * TRANSFORMAÇÃO DA 3ª CIPM EM UM BATALHÃO DA PM;

· * DUPLICAÇÃO DA PE 160 ATÉ O MODA CENTER;

· * CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM NO SÍTIO PORTEIRAS;

· * CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL / UPA (MICRO REGIÃO);

· * ESGOTAMENTO SANITÁRIO/ANTIGO PROJETO ALVORADA;

· * CONSTRUÇÃO DE 02 ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS.

Outra proposta do Prefeito é promover uma Audiência Pública no próximo dia 26 de março a partir das 8h na Câmara de Vereadores, visando uma melhor preparação e organização às propostas das ONG´s e Sociedade, reforçando ainda mais o caráter participativo deste relevante encontro promovido pelo Governo do Estado. Toinho do Pará, através de sua Chefia de Gabinete, convida todos os cidadãos santacruzenses interessados no desenvolvimento da cidade para participar deste encontro.

ASCOM da PMSCC