terça-feira, 30 de agosto de 2011

José Augusto Maia participa de evento do PTB em Goiás

O deputado federa José Augusto Maia (PTB-PE), esteve na última sexta-feira (26), na cidade de Caldas Novas, Estado de Goiás, onde representou o PTB de Pernambuco, no II Encontro Regional do partido no Estado de Goiás. Na oportunidade estavam presentes, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o presidente do PTB goiano, deputado federal Jovair Arantes, que também é líder da legenda na Câmara Federal e a deputada federal Magda Mofatto, além de secretários de Estado e deputados estaduais goianos do PTB.

No encontro, José Augusto Maia foi acompanhado pelo vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Elias.

Em sua fala, o deputado federal pernambucano destacou a importância do partido para seu projeto de reestruturar a cidade, quando da sua eleição para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, que hoje se tornou o segundo maior Pólo de confecções do Brasil.

O deputado foi bastante elogiado por todos os presentes. “Sinto-me muito honrado em fazer parte dos quadros do PTB, quero destacar de pronto a dedicação do nosso presidente nacional e o empenho do presidente da legenda em Pernambuco, Senador Armando Monteiro Neto, pessoa que também represento neste evento. Parabenizo também a anfitriã do evento, deputada Magda Mofatto e o belíssimo trabalho que vem desenvolvendo Jovair Arantes à frente do partido aqui no Estado de Goiás”, disse José Augusto Maia.

Prefeitura convoca servidores para recadastramento

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Administração comunica que tem início hoje (29) o Censo Funcional (recadastramento) dos servidores ativos e inativos (os que recebem seus vencimentos pela Prefeitura e não pelo INSS).
Os servidores deverão comparecer à sede do SISPOL (sede da Guarda Civil Municipal), na Avenida José Morais da Silva, 200 (por trás da Escola Padre Zuzinha). O atendimento será nos seguintes dias e horários:
Dia 29/08 - Das 13:00 h às 17:00h
De 30/08 até 30/09
Segunda a Sexta - Das 8:00h às 17:00h
Sábados – Das 8:00h às 13:00h
Exclui-se da programação os feriados previstos no mês de setembro.
ASCOM - PMSCC

sábado, 20 de agosto de 2011

Vereador apresenta projeto Amigo da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe-PE!

O vereador Ernesto Maia (PTB) Apresentou na ultima reunião ordinária, 18/08, o projeto que Institui os Títulos de Empresa Amiga da Criança e do Adolescente e de Amigo da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe-PE.

O projeto tem por objetivo incentivar empresas e pessoas a contribuírem para a assistência, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes de nosso município.

Socorro Maia integrou mesa de debate de Videoconferência!

A Secretária de Educação de Santa Cruz do Capibaribe-PE e Presidente da UNDIME-PE, Socorro Maia foi convidada e integrou a mesa de debate da Videoconferência realizada no dia 15 de agosto de 2011.

A Videoconferência teve o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), onde está sendo realizada pesquisa de Implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) nos Municípios Brasileiros. Voltada para os secretários municipais de educação, a pesquisa tem o objetivo de identificar o grau de implementação do PNEDH na etapa do ensino fundamental no país. Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados para que colaborem com a qualificação das políticas públicas de educação em Direitos Humanos. A pesquisa também tem o apoio do Ministério da Educação e é coordenada pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Esta pesquisa pode ser acessada na página inicial do site da SDH/PR: http://www.sdh.gov.br/

Videoconferência contou com a presença de Representantes da SDH/PR, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do GAJOP e da UNDIME.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

José Augusto Maia é convidado para falar sobre emancipação de Distritos em várias Assembleias Legislativas do país


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi convidado para participar de uma audiência na Assembelia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). O convite partiu dos Presidentes das Comissões, de Constituição Legislação e Justiça, Raimundo Pimentel, e Negócios Municipais, Odacy Amorim.

José Augusto Maia é presidente da Frente parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, criada recentemente em Brasília. Segundo o deputado federal, sua ida a ALEPE teve como principal objetivo, esclarecer aos presentes os critérios referentes à emancipação de novos Distritos, já discutidos entre o Governo Federal, Frente Parlamentar e movimentos emancipalistas dos Estados brasileiros.

No seu pronunciamento, José Augusto Maia, forneceu um pacote de informações e subsídios para que as Assembleias antecipem a discussão de suas leis de emancipação dos Distritos pernambucanos, observando desde já os critérios já acordados em Brasília.

Além de vários representantes de movimentos municipalistas de Pernambuco, estiveram presentes na audiência, prefeitos, vereadores e deputados estaduais, que também se pronunciaram favoravelmente ao tema e elogiaram a iniciativa do deputado federal José Augusto Maia, que tem ancabeçado a luta pela emancipação dos distritos no Congresso Nacional.

Por fim, após ouvirem a todos que se manifestaram na audiência, os Presidentes das Comissões, Odacy Amorim e Raimundo Pimentel, se comprometeram em não só lutar, mas desde já estudar e apresentar a seus pares as proposições de emancipação dos distritos de Pernambuco, já adequadas à nova legislação que será votada em Brasília, “agindo assim, nossos projetos não serão declarados inconstitucionais”, finalizou Deputado Pimentel.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Frente Parlamentar presidida por José Augusto Maia é destaque no Jornal do Commercio de hoje





Será mais fácil criar municípios



Quinze anos depois que a Emenda Constitucional nº 15, de 1996, retirou a autonomia dos Estados brasileiros para criar municípios e transferiu esse poder para o Congresso Nacional, a União poderá devolver às Assembleias Legislativas - ainda neste segundo semestre - a atribuição de emancipar distritos municipais, obedecendo a critérios elaborados pelos Ministérios do Planejamento, Fazenda e Relações Institucionais.


As Assembleias ficarão responsáveis pelos estudos de viabilização antes de aprovar as emancipações.

A Frente Parlamentar Mista Emancipa Brasil, lançada no dia 3 deste mês – e presidida pelo deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) – anuncia a disposição de aceitar os critérios propostos pelo governo em pré-projeto, que deverá ser transformado em projeto de lei regulamentando a emenda nº 15.
As condições para os Estados criarem municípios incluem, entre outros pontos, número mínimo de habitantes nos distritos por regiões da Federação e viabilidades econômico-financeira, político-administrativo, sócio-ambiental e urbana.
O presidente da Frente Parlamentar revelou, ontem, em reunião conjunta das Comissões de Legislativa e Justiça e de Negócios Municipais da Assembleia de Pernambuco - com a presença de representantes de diversos distritos - que está praticamente fechado um entendimento com o governo.
Os parlamentares já estariam concordando com o número mínimo de habitantes de distrito (por regiões) proposto pelo Grupo de Trabalho Interfederativo dos ministérios.
“Há um consenso no governo. A Frente já teve duas reuniões com os técnicos. Vamos fechar os critérios, as divisões vão acabar. Por exemplo, deputados defenderem que o plebiscito seja apenas no distrito. Não pode, porque a Constituição determina que seja em todo o município. O governo já nos comunicou que, dentro de poucos dias, vai nos chamar (a Frente) para fecharmos o acordo e ele preparar o projeto”, informou José Augusto Maia.

Fonte: Jornal do Commercio

José Augusto Maia cumpre agenda extensa no fim de semana

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) cumpriu uma extensa agenda neste fim de semana. No sábado ele participou da Festa “Barra Bode”, na cidade de Barra de São Miguel-PB, no evento o deputado pernambucano foi recepcionado pela prefeita Lucy Costa e por uma verdadeira multidão que lotou as ruas da cidade paraibana. O deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) também esteve nas festividades.

Ainda no sábado, José Augusto Maia marcou presença na Festa das Dálias, em Taquaritinga do Norte. Na oportunidade ele abraçou populares e autoridades que prestigiaram mais uma edição da tradicional festa.

O deputado federal encerrou sua agenda do fim de semana ao participar de uma procissão, no Distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus. Na oportunidade ele pode abraçar centenas de pessoas que também foram a celebração religiosa.

domingo, 14 de agosto de 2011

Homenagem do vereador. Ernesto Maia aos pais

“Aquele que não mede esforços e faz de sua luta, uma missão especial carregada de amor, o meu reconhecimento neste dia. Aos pais de Santa Cruz e demais cidades pernambucanas, o meu desejo de um dia de alegrias e diversão. Parabéns a todos”
Ernesto Maia, vereador por Santa Cruz do Capibaribe.

Mensagem aos pais do deputado federal José Augusto Maia

Quero neste dia, reconhecer a luta de todos os pais da região do Pólo de Confecções do Agreste, e de todo estado de Pernambuco. Parabéns aos pais alegres e brincalhões, mas também, às vezes, silenciosos e pensativos, homens de fé e grande luta, sensíveis e generosos. Em especial ao meu pai Pedro Tavares Maia, “Seu Pepeu”, que me ensinou o dom da paciência e da doação.
José Augusto Maia, deputado federal por Pernambuco.

José Augusto Maia participará de encontro na ALEPE para discutir emancipação de Distritos

Acontecerá na próxima segunda-feira (15), no Auditório do Anexo da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, um encontro de apoio a criação de novos municípios, o evento foi proposto pela Comissão de Assuntos Municipais, que tem como presidente o deputado Odacy Amorim (PSB).
Confirmaram presença no evento, os deputados Raimundo Pimentel, presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e os Deputados Diogo Moraes e Edson Vieira, dentre outros.
O objetivo da reunião será debater as questões inerentes à legislação sobre a questão das emancipações e para isso o encontro contará com a presença do deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Nacional de Apoio a Criação de Novos Municípios, que foi lançada no último dia 08, no Congresso Nacional.
A Frente Parlamentar Nacional de Apoio a Criação de Novos Municípios é subscrita por mais de 250 deputados federais e senadores e tem em José Augusto Maia o seu principal porta-voz.
Segundo o deputado federal, ele levará ao encontro de segunda-feira, informações e subsídios que contribuirão para o debate, além de fornecer pontos que serão suma importância para que a Comissão de Assuntos Municipais elabore, desde já, seus projetos atendendo os critérios já discutidos em Brasília da Frente Parlamentar com o Governo Federal.
O encontro já conta a confirmação de inúmeros representantes de movimentos de todas as regiões do Estado de Pernambuco.

José Augusto Maia fala mais uma vez na tribuna da Câmara Federal sobre emancipação de Distritos

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde desta quinta-feira (11). Na oportunidade ele abordou o lançamento da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios.
Segundo José Augusto Maia, a Frente tem como principal objetivo discutir, junto ao Governo Federal, formas para devolver aos Estados a autonomia para a criação de novas cidades, já que segundo ele, muitos distritos em todo o Brasil ficaram impedidos de se desenvolver ao longo dos últimos anos.
O deputado federal citou que a Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, contou com a subscrição de mais de 200 parlamentares e a vontade de todos os que compõem o grupo, segundo ele, é que o Governo Federal envie sua proposta ainda no segundo semestre de 2011 para apreciação pela Câmara e pelo Senado.
“Distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) já são auto-suficientes, são localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.
Para finalizar o deputado pernambucano pediu o empenho de todos os deputados que a criação das novas cidades vire realidade em breve. “Peço que todos se unam e libertem os distritos, que pararam de se desenvolver por não terem conseguido suas emancipações”, concluiu.

O nascimento e surgimento de um “Mito”!


Como citamos na ultima coluna, temos por objetivo abordar um pouco da história de um dos maiores mitos do município de Santa Cruz do Cabiparibe-PE, Raimundo Francelino Aragão, do qual estivesse vivo completaria 100 anos, ao qual homenageamos nesse trabalho. E para narrar a vida desse homem não podíamos deixar de consultar as obras de outros dois grandes nomes de nosso município, Lindolfo Pereira de Lisboa (in memória) e Júlio Ferreira de Araújo, que apesar de não serem historiadores por formação, sempre tiveram a preocupação de preservar nossa história.
Por tanto, navegaremos na obra biográfica, Raimundo Aragão: sua vida suas obras, elaborada pelo saudoso Lindolfo Pereira de Lisboa e a obra, História de santa Cruz do Capibaribe, por Júlio Ferreira de Araújo, no intuito de fazer um aperitivo ao livro do amigo Marcondens Moreno.
Para muitos, Raimundo “foi um político no sentido filosófico do termo, um administrado inconfundível e exageradamente honesto, um ardoroso enamorado de sua terra” (Lisboa, 1991) um “herói, que foi Raimundo Aragão, primeiro prefeito e proclamador da independência da cidade” (Araújo, 2003).
Raimundo Francelino Aragão nasceu aos 27 de setembro de 1911, natural da vila de Santa Cruz (hoje Santa Cruz do Capibaribe), município de Taquaritinga do Norte-PE. Por coincidência, Aragão nasceu na casa onde hoje fica o prédio da prefeitura, o mesmo era o primogênito dos 14 filhos do casal José Francelino Aragão (Seu Dedé) e Raimunda Maria Aragão (D. Dom).
“D. Dom, Mãe de Raimundo, gostava de fazer simpatias... ao dar o primeiro banho em seu bebê, para que ele conseguisse fortuna na vida, jogou sua aliança de casamento dentro da bacia com água. Raimundo não conseguiu fortuna material, mas atingiu “status” e uma grande riqueza moral, além de haver formado oito de seus noves filhos, em cursos superiores “(Lisboa, 1993).
A formação de oito dos seus noves filhos em cursos superiores foi das riquezas morais de Raimundo Aragão, pois como aponta Lisboa, Aragão deixou a escola, que quando criança e como a maioria dos meninos do interior do Brasil na época dividia seu tempo com o trabalho e as brincadeiras de infância, com aproximadamente 14 anos de idade. Seu curso primário foi na escola da Professora Olindina Monteiro. Mas a rica historia de Aragão continuará nas próximas colunas, aguardem!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

“Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”

13 DE AGOSTO DE 2011

PROGRAMAÇÃO

8 horas – CREDENCIAMENTO

8h30 – ABERTURA SOLENE

  • Exmo. Sr. Antonio Figueiroa – Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

9h30 – Aprovação do Regimento Interno

10 horas – Exposição sobre as Temáticas da Conferência

Tema Geral: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.

  • Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento NacionalIlma. Sra. Clarissa Carvalho – Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco
  • Plano Nacional de Juventude: Prioridades 2011-2015 ­Ilmo. Sr. Gilmar Dias– Assessor Técnico do Conselho Estadual de Juventude – PE
  • Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude Ilmo. Sr. Almir Basio - Mestrando em Política Pública de Educação na UFPE.

12 horas – Constituição dos Grupos de Trabalho

- GRUPO 1 – Direito ao Desenvolvimento Integral: Educação, Trabalho, Cultura e Comunicação;

- GRUPO 2 – Direito ao Território: Cidade, Campo, Transporte e Meio Ambiente;

- GRUPO 3 – Direito à experimentação e Qualidade de Vida: Saúde, Esporte, Lazer e Tempo Livre;

- GRUPO 4 – Direito a Diversidade e a Vida Segura: Segurança, Valorização, Respeito à Diversidade e Direitos Humanos.

- GRUPO 5 – Direito à Participação.

12h15 – Almoço

13h30 – Trabalho nos Grupos Temáticos

14h30 – Plenária

a) Apresentação das Conclusões dos Grupos

b) Aprovação dos trabalhos dos grupos

c) Plenária Final

d) Orientação sobre a eleição dos delegados

15h30 – Divisão de grupos por segmento para a definição dos delegados

16 horas – Plenária de Apresentação e referendo dos delegados

16h30 – Encerramento dos trabalhos

17h00 – Apresentação Cultural

José Augusto Maia fala mais uma vez na tribuna da Câmara Federal sobre emancipação de Distritos

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde desta quinta-feira (11). Na oportunidade ele abordou o lançamento da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios.
Segundo José Augusto Maia, a Frente tem como principal objetivo discutir, junto ao Governo Federal, formas para devolver aos Estados a autonomia para a criação de novas cidades, já que segundo ele, muitos distritos em todo o Brasil ficaram impedidos de se desenvolver ao longo dos últimos anos.
O deputado federal citou que a Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, contou com a subscrição de mais de 200 parlamentares e a vontade de todos os que compõem o grupo, segundo ele, é que o Governo Federal envie sua proposta ainda no segundo semestre de 2011 para apreciação pela Câmara e pelo Senado.
“Distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) já são auto-suficientes, são localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.
Para finalizar o deputado pernambucano pediu o empenho de todos os deputados que a criação das novas cidades vire realidade em breve. “Peço que todos se unam e libertem os distritos, que pararam de se desenvolver por não terem conseguido suas emancipações”, concluiu.

José Augusto Maia participa de palestra com Lula, em Recife

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), participou da 31ª Convenção da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), realizada nesta segunda-feira (08), no Centro de Convenções, em Olinda. O evento teve como ponto alto, uma palestra ministrada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Participaram do encontro, empresários e executivos do setor atacadista e de supermercados, além de vários políticos pernambucanos, como, o governador do Estado, Eduardo Campos, o prefeito de Recife, João da Costa (PT), o deputado federal e presidente regional do PT, Pedro Eugênio (PT), e o senador, Armando Monteiro Neto (PTB).
Segundo José Augusto Maia, foi uma oportunidade única, prestigiar uma palestra com o ex-presidente Lula, que abordou aspectos da economia nacional, exaltando o crescimento da área registrado em seus oito anos de governo. “Lula mostrou ao mundo inteiro que o nosso país poderia servir de exemplo para outras nações, ele estabilizou e fortaleceu nossa economia e possibilitou vida digna para milhões de brasileiros”, disse o deputado federal.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mensagem aos estudantes!

Parabéns a todos os Estudantes que ao longo da história mundial, muitos foram os pontos onde os estudantes, reunidos, conseguiram grandes conquistas.

Parabéns principalmente aos estudantes de Santa Cruz do Capibaribe, ao qual venho reafirmar meu compromisso com a classe elaborando e cobrando a execução dos projetos que vem lhe beneficiar, a exemplo da confecção, pelo poder executivo, das carteiras gratuitas, e do “programa festival de férias” requerimento e projeto de minha autoria.

Um forte abraço e vamos a luta, é o que deseja o vereador e amigo Ernesto Maia!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

José Augusto Maia participa de Seminário sobre Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participa nesta sexta-feira (05) de um Seminário sobre Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública. O encontro acontece em São Luis, capital do Maranhão e conta com a presença de congressistas de todo o país.
José Augusto Maia é presidente da Sub-Comissão de Políticas de Orçamento e Financiamento da Segurança Pública na Câmara Federal, além dele participa do evento o relator desta Comissão, Lourival Mendes (PTdoB-MA).
Segundo o deputado pernambucano, o tema, segurança pública exige das autoridades brasileiras atenção máxima, por isso, Seminários, nos mesmos moldes do que ocorre hoje em São Luis percorrerão todo o Brasil.
Entrevista ao vivo – ainda na manhã desta sexta, o deputado José Augusto Maia concedeu entrevista à TV Mirante (filiada a Rede Globo no Estado do Maranhão). Ao lado do deputado federal Mendonça Prado (DEM), José Augusto frisou a importância do encontro de hoje. “Buscaremos a partir de Seminários como o de hoje, soluções para problemas relacionados a segurança pública, que afligem a maior parte dos municípios brasileiros”, finalizou.

Emancipação!


Os tipos de investimentos relatados nas colunas anteriores contribuíram para a formação do desenvolvimento econômico, político, social e cultural da vila de Santa Cruz que se desenvolvia mais que a sua sede, como apontamos anteriormente. Apesar da resistência dos políticos de Taquaritinga do Norte, de olho principalmente nos tributos de Santa Cruz, não foi possível resistir ao crescimento e desenvolvimento de uma vila que crescia mais que a própria sede, fazendo com que o município tivesse sua emancipação política reconhecida em 29 de dezembro de 1953.
A cidade é a expressão mais contundente do processo da humanidade sob a égide das relações desencadeadas pela formação econômica e social capitalista. (CARLOS, 1992)
Santa Cruz do Capibaribe tornou-se cidade, mas o período eleitoral já havia passado, então, para prefeito interino do município, o governador do Estado, Etelvino Lins, nomeou para dirigir o município, o paraibano Teófanes Ferraz Torres (Tenente, oficial da policia militar de Pernambuco).
Chegando o período das eleições, a disputa para prefeito ficou entre Torres, que tinha renunciado o cargo de prefeito para disputar as eleições, e o proclamado “herói” da independência de Santa Cruz do Capibaribe, Raimundo Francelino Aragão, onde este, segundo a oralidade era franco favorito, pois em suas passeatas arrastava um grande número de pessoas que entoavam o seu jingle (Araújo, 2003).
É fogo, é lenha,
é Brasa, é carvão.
Raimundo na prefeitura
E o tenente no Batalhão
O favoritismo de Raimundo Aragão foi comprovado nas urnas, com um colégio eleitoral de 1666 (mil seiscentos e sessenta e seis) votos, dos quais obteve 1.048 (mil e quarenta e oito) votos contra 618 (seiscentos e dezoitos) votos de Torres.
Contudo para se chegar a emancipação foi necessário muita luta, tendo como protagonista histórico dessa batalha Raimundo Francelino Aragão a qual devido à aproximação do seu centenário estaremos dedicando em nossas próximas colunas uma justa Homenagem, Aguardem.

Sulanca News

José Augusto Maia lança Frente Parlamentar Mista de Apoio a Criação de Novos Municípios


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou no final da manhã desta quarta-feira (03) do lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio a Criação de Novos Municípios. O parlamentar pernambucano é o presidente da Frente, que contou com mais de 230 assinaturas para sua criação e tem como principal objetivo lutar pela emancipação de distritos de todo o país, que têm atributos para serem alçados a condição de cidades.
Na tarde desta quinta-feira (04) o deputado pernambucano ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados, na ocasião ele falou sobre a criação da Frente Parlamentar. “No começo desse projeto encontrei algumas dificuldades para conseguir assinaturas de parlamentares, já que no passado aconteceu uma verdadeira farra, onde foram criadas cidades sem infra-estrutura alguma e com até 800 habitantes” relatou José Augusto Maia.
O deputado disse que a atual proposta, defendida pela Frente Parlamentar, tem como objetivo discutir com o Governo Federal, critérios sérios para as emancipações desses distritos. “Hoje existem distritos populosos que precisam da emancipação para que possam continuar crescendo. Tenho certeza que o Governo Dilma não irá criar obstáculos para nossas ideias”, disse ele. José Augusto Maia falou ainda que a Frente Parlamentar luta para seja devolvida aos Estados a autonomia para a criação de novas cidades.
Deputados de todo o Brasil tem demonstrado interesse na aprovação da proposta, para o deputado pernambucano, isso fará com o que a tramitação do projeto possa acontecer em ritmo mais célere. “Políticos como, Antony Garotinho, Ricardo Berzoini, Vicentinho e Manoel Junior tem dado um força imensa na luta por essa causa, que dará a muitos distritos a legitima condição de lutarem por suas emancipações”, disse o deputado pernambucano.
Ao finalizar seu pronunciamento na Câmara Federal, José Augusto Maia citou os distritos pernambucanos de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) e São Domingos (Brejo da Madre de deus). Segundo ele, existem cidades que não tem a mesma força econômica desses dois distritos, que contam com populações numerosas e centenas de empresas que geram emprego e renda em toda a região.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

José Augusto Maia participa de inauguração de Posto de Policiamento da Polícia Militar no agreste do Estado

O deputado federal Jose Augusto Maia (PTB-PE) participou na manhã da última sexta-feira (29) da inauguração doPosto de Policiamento da Polícia Militar, no distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte. A unidade substituirá o trailer da Operação “Paz nas Estradas”, que durante algum tempo serviu de base para as ações da PM no distrito.
A solenidade de inauguração contou ainda com as presenças do prefeito do município Evilásio de Araújo, vice-prefeito Lero Bezerra, vereadores de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, representantes da Polícia Militar de Pernambuco, da Igreja Católica, além de empresários locais e a população de Pão de Açúcar.
Segundo José Augusto Maia, a segurança pública é um problema vivenciado em todas as regiões do país e medidas que sirvam para deixar a população mais tranquila são sempre bem vindas. “Há muito tempo a sociedade civil de Pão de Açúcar tem se articulado na busca por soluções para o problema da violência, creio que a partir de agora o povo deste distrito poderá respirar mais aliviado, pois as autoridades uniram forças para que este benefício se tornasse possível”, disse o deputado federal.
José Augusto Maia é presidente da Subcomissão Permanente para Estudar Políticas, Orçamento e Financiamento da Segurança Pública. Essa subcomissão faz parte da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e tem por objetivo principal viabilizar a aplicação de recursos federais no combate à criminalidade, nas suas mais variadas formas.

Blog Sulanca News

Vinda de Magno Martins a Polo FM, adiada para amanhã

Magno Martins

Já com sua nova programação no ar, a Polo FM que receberia hoje o jornalista Magno Martins para apresentar o Frente a Frente, a partir das 18hs, recebeu a informação de que devido a problemas familiares, o jornalista só estará em Santa Cruz amanhã. A emissora está também na internet www.polofm.com.br


Imagens retirada do blog opinião

Socorro Maia é convidada para debater melhoria da qualidade da educação!


Não é só na educação pública que a professora Socorro Maia é destaque, a mesma esteve no último dia 28/07, a convite do movimento Todos Pela Educação (TPE), na primeira reunião prévia realizada na sede do Consed em Brasília.
Essa reunião tem como característica de regime de colaboração para o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” que será realizado entre os dias 13 a 16 de setembro pelo movimento Todos pela educação (TPE), tendo a finalidade de debater e estabelecer compromissos acerca das políticas públicas que são urgentes para melhoria da qualidade da educação para todas as crianças e jovens brasileiros.
O Todos pela Educação é um movimento da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação pública de qualidade.
Assessoria