domingo, 25 de outubro de 2009

Nossas Ruas

PRAÇA DA BANDEIRA

Os mais experientes conhecem bem os encantos da Praça da Bandeira. Muitas comemorações aconteceram naquele espaço.

Onde hoje existe a agência do Banco do Brasil, era verdadeiramente uma praça. Cercada de árvores, sob elas algumas barracas e um dos pontos mais interessantes: o Palanque de Joca Pereira, onde ocorriam os festejos juninos. Quanto às barracas, merecem deferimento a barraca dos barbeiros Lázaro Henrique e Zé Pedro, e a histórica “Barraca de Roga”, ponto de encontro de boêmios, feirantes e transeuntes. Segundo alguns historiadores, lá também aconteceram alguns desfiles cívicos de Sete de Setembro.

Basicamente, durante muitos anos, foi a Praça da Bandeira um dos locais mais frequentados pela Juventude santacruzense. Podemos destacar como principais o Cine Bandeirante, as famosas casinhas de pombos, Sinuca de Joel Morais, o Caldo de Cana de João de Nezinho e a Discoteque Bandeirantes.

O Cine Bandeirante emociona seus aficcionados sempre que é lembrado, tanto pela sua influência nos eventos culturais da cidade, quanto pelo marco na vida dos jovens que ali buscavam diversão. O Caldo de Cana e a Sinuca tinham seu público fiel, mas nunca comparado ao charme das “Casinhas de Pombo” do BB. Era fantástico! E por fim a Discoteque Bandeirante que se transformou no maior ponto de encontro (nos anos 80) da nossa galera. Os hits e intermináveis romances, falam da sua importância.

A Praça era, na verdade, era o ponto de ebulição nos finais de semana da Capital das Confecções.

Por Jota Oliveira

Nenhum comentário: