segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ruas de Santa cruz


RUA DO PÁTIO

Você sabe onde fica a Rua Raymundo Francelino Aragão? Pois é, muita gente não sabe. A verdade é que aqui, como em quase todas as cidades do interior desse nosso imenso país, põe-se apelido até nos logradouros públicos.

Durante muitos anos, conhecida como Rua do Pátio, hoje Rua da Caixa, esta artéria de Santa Cruz é parte importante na história desta Terra. É que segundo alguns pesquisadores, devido à proximidade desta Rua com a Casa Grande da fazenda de um Alferes que por aqui residiu – antes de Burgos – a rua era chamada de Rua do Pátio. Estava no imenso pátio da Fazenda.

A Rua do Pátio – oficialmente – Rua Dr. José Mariano – foi palco muito marcantes para a nossa memória. A Padaria Flórida, o Hotel de Dona Terta, a Coletoria, o Açougue, entre outros marcaram a história dessa localidade. Porém, o Mercado de Farinha de Anísio Monteiro e tempos depois, o Alvorada Lanches da família Valdivino, fazem parte da vida de muita gente. O mercado, pela realização de festas Juninas e Carnavais; por ali passaram a Bandinha do Leninho, o Conjunto de Joãozinho Fortunato, a OCAFRE – Orquestra Capibaribe de Frevo – e claro, o Grupo Pop Sound.

No Alvorada Lanches aconteciam encontros românticos ou simplesmente de amigos e era o Point dos Anos 70 e 80. Vale registrar o surgimento do Restaurante o Maia, por esse mesmo período. Por alguns anos o comércio Varejista de Farinha, feijão e outros cereais marcaram época ali.

Por fim temos que registrar as diversas vezes em que, a falta de energia (muito frequente à época), fazia os noveleiros de plantão formar uma enorme platéia em frente à Padaria de seu Antônio Saturnino, único lugar dotado de gerador e TV na calçada.
Por Jota Oliveira

Um comentário:

... disse...

Caro Jota,

Muito boa a iniciativa de resgatar as histórias curiosas de nossa cidade. Parabéns.

Com relação à rua do Pátio, eu não sabia desta versão, mas fiquei meio confuso em relação às datas: a rua estaria no pátio da fazenda de um alferes anterior a Burgos? A Rua Grande foi a primeira, e onde Burgos teria levantado a capela e o cruzeiro, certo? Então isso quer dizer que, quando a do Pátio surgiu (provavelmente depois de Burgos), ainda existia a fazenda do alferes?
Então Burgos (e sua gente) não teriam sido os primeiros habitantes da região?