quarta-feira, 28 de abril de 2010

confira passo a passo o caso das fardas da guarda pelo Diário da Sulanca

O caso das fardas

Afrânio fez grave denúncia, Ernesto partiu em defesa do governo


Após as denuncias do vereador Afrânio Marques (PSDC), de que haveria indícios de corrupção na aquisição de fardas para a Guarda Municipal o assunto foi parar na tribuna da Câmara de Vereadores.

O líder da bancada de oposição fez uma grave denúncia ao afirmar que a Secretaria de Defesa Social fez um pedido de fardamentos e como o serviço não foi realizado o pagamento foi reembolsado a Secretaria, mas ninguém sabe onde foi parar.

Afrânio Marques chegou a informar o telefone da pessoa que teria sido contratada para fazer as fardas, e foi ai que a historia ganhou outros detalhes.

O vereador Ernesto Maia (PTB) informou ao Diário da Sulanca que entrou em contato com a pessoa citada por Afrânio e segundo o governista a pessoa citada afirmou que nunca tinha conversado com o líder da oposição.

Ainda segundo Ernesto Maia a informação é que parte dos fardamentos já teria sido entregue e outra parte ainda estaria em fase de acabamento.

O Secretário de Deseja Social, José Alves, foi procurado para comentar as denúncias, mas não foi encontrado.

O valor negociado gira em torno de três mil reais, semelhante ao valor pago por uma girândola para as Festividades de Reis, evento que não existe na cidade.

O prefeito Toinho do Pará (PTB) que, em entrevista a Rádio Comunidade FM, havia afirmado que não assinava despesas abaixo de R$ 5.000,00 baixou uma portaria onde determinava que todas as despesas devem ser apresentadas pelos secretários ao seu gabinete.


Comando da Guarda Municipal fala sobre o caso das fardas

Após o vereador Afrânio Marques (PSDC) fazer sérias denúncias sobre desvio de um pagamento pelos serviços de confecção de fardas para a Guarda Municipal, o Comando do Órgão entrou em contato com o Diário da Sulanca e com o Vale Tudo e expôs sua versão dos fatos.

De acordo com o comandante da Guarda, Getulio Pacheco, a Secretaria de Defesa Social vai tomar as devidas providencias sobre as denúncias e vai exigir que o vereador Afrânio Marques prove suas acusações.

“O vereador vai ter que provar, a Secretaria vai tomar as providencias cabíveis e ele vai ter que dizer de onde surgiu esse dinheiro. Eu mesmo desconheço esse negocio desses três mil reais. Afrânio foi meu professor, ele deveria ter vindo aqui falar comigo, como em outros casos os vereadores Zezin e Junior vieram aqui” desabafou Getulio.

O comandante da Guarda falou ainda que esta passando por constrangimentos, inclusive na própria casa, onde seus filhos chegaram a questiona-lo sobre as acusações feitas por Afrânio Marques.

“Isso criou um mal estar comigo, com minha família, meus filhos me perguntaram sobre essa historia. Então ele (Afrânio) vai ter que provar. O que ele falou vai ter que provar”.

O vereador Afrânio Marques foi procurado pelo Diário da Sulanca, mas não quis falar sobre o assunto, o parlamentar afirmou que vai aguardar para poder se pronunciar no momento adequado.


Exclusivo: Coronel Varêda se pronuncia sobre o “Caso das Fardas”

Há poucos instantes o ex-Secretário de Defesa Social, Coronel Varêda, entrou em contato com o Diário da Sulanca e informou que iria enviar um e-mail com a sua versão sobre as denúncias de desvio de recursos públicos na aquisição de fardamentos para a Guarda Municipal.

De acordo com Varêda, a compra de fardamentos foi efetuada na sua gestão a frente da Secretaria e se as denúncias de Afrânio Marques forem comprovadas, ele (Varêda) seria o único culpado.

O ex-secretário afirma no e-mail que Afrânio Marques deve levar as denúncias ao Ministério Público, caso contrário o próprio coronel o fará, tomando as devidas providencias.

Confira o e-mail na integra.

Caro Emanoel Glicério.

Na manhã da última sexta feira, fui informado pelo Inspetor GETÚLIO PACHECO DE LIMA, Comandante da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, acerca de um pronunciamento feito pelo Vereador AFRÂNIO MARQUES (PSDC), na Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, onde o mesmo teria feito a denúncia de que“ocorreu irregularidades no processo de aquisição de uniformes destinados aos guardas municipais, onde a Empresa fornecedora deixou de fazer a entrega de algumas peças de uniformes, repassando o valor correspondente em espécie a Secretaria de Defesa Social,”. Como estava no sul do País em viaje de trabalho, somente no dia de hoje tive a oportunidade ao ler as notícias relacionadas a tal fato no seu Blog, onde tive o entendimento de que o possível responsável pela irregularidade relatada seria o Inspetor GETÚLIO, Comandante da Guarda Municipal.

Sendo assim, gostaria de retroceder nos tempos:

a) Que o Secretário nomeado de Defesa Social quando da aquisição dos uniformes, fato ocorrido em meados de 2009, era este que vos escreve;

b) Que o processo de aquisição dos uniformes dos guardas municipais foi de responsabilidade da Comissão Central de Licitação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, atendendo solicitação feita por minha pessoa, quando Secretário, ao Senhor Prefeito, haja vista a necessidade de uniformizar os componentes da Guarda Municipal, principalmente os recém contratados por concurso público;

c) Que após a Comissão de Licitação proclamar qual a empresa foi vencedora do Processo Licitatório, neste caso a GUETH UNIFORMES LTDA, apenas este enquanto Secretário ficou a frente do processo, tratando diretamente com a proprietária da Empresa acerca dos prazos para pagamento e entrega dos uniformes;

d) Que jamais foi delegado ao Comandante da Guarda Municipal, Inspetor GETÚLIO PACHECO DE LIMA, para tratar com a GUETH UNIFORMES acerca da confecção e entrega dos uniformes, assunto que ficou sob minha alçada, assim como se procedeu com relação à aquisição de outros equipamentos e com a contratação de serviços para serem prestados a Secretaria de Defesa Social.

Diante do exposto gostaria de fazer a seguinte afirmação: “se são procedentes e verdadeiras as denúncias feitas pelo Vereador AFRÂNIO MARQUES, o autor das irregularidades sou eu, ANTÔNIO OTÁVIO BARBOSA VARÊDA, Tenente Coronel da PMPE, Secretário Exonerado de Defesa Social do Município de Santa Cruz do Capibaribe, em 04 DEZ 2009, portanto merecedor de responder perante o ordenamento jurídico brasileiro”.

Assim espero que o nobre Parlamentar apresente de maneira formal a denúncia feita no Plenário da Câmara de Vereadores ao Ministério Público local, para que se proceda às apurações, pois é obrigação do mesmo agir de tal forma e apresentar suas provas, pois quem acusa cabe tal ônus. A mim resta esperar o início das apurações, para me pronunciar perante os Senhores Promotores de Justiça e outras Autoridades, se assim for necessário. Caso contrário, tomarei as providências cabíveis junto à justiça criminal.

O que eu jamais espero é vir, a saber, que o Ilustre Vereador AFRÂNIO MARQUES tenha agido neste caso de forma política, buscando de maneira irresponsável atingir a figura do Prefeito ANTÔNIO FIGUEIRÔA, tentando colocar em cheque pessoas que sempre o tratou com respeito e consideração, independente de sua posição partidária, principalmente quando nos reportamos ao Inspetor GETÚLIO, que por sinal foi seu aluno no Ensino Médio. Queria ressaltar que durante minha gestão a frente da Pasta de Defesa Social, o Vereador AFRÂNIO MARQUES foi o Parlamentar que mais esteve na Secretaria para tratar de assuntos pertinentes ao nosso trabalho e cobrar soluções, onde sempre foi tratado com muita atenção, consideração e respeito.

Um forte abraço.

Caruaru, PE, em 26 de abril de 2010.

ANTÔNIO OTÁVIO BARBOSA VARÊDA

Ex-Secretário de Defesa Social de Santa Cruz do Capibaribe


NOS BASTIDORES DO PODER


Pano pra manga


A denúncia feita pelo vereador Afrânio Marques sobre prováveis irregularidades na aquisição de fardamento novo da Guarda Municipal, ainda trará muita confusão. Só digo uma coisa, é melhor o nobre vereador ter uma boa prova dessas tais irregularidades, senão o mesmo irá se complicar muito nessa história toda.


Por Pablo Ricardo

Msn: pabloricardops@hotmail.com

Nenhum comentário: