segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA JÚLIA ARAGÃO

Começaremos a falar desta Rua oposto ao da sua numeração. Nossa história começa pelo entroncamento da Rua do CESAC, da CDL, com a Avenida 29. Essa rua tem por toda a sua extensão, fatos que procuraremos explicitar aqui, de maneira a deixá-lo bem por dentro da movimentação. Até 2009 esse pedaço de rua foi sede do Serviço Atendimento Médico de Urgência – SAMU.

Conheci a esquina da Júlia como sendo o Bar do Surubim, isso a cerca de quarenta anos. Por essa época a 29 não possuía toda essa ostentação de luxo que tem hoje. Não havia calçamento e as casas eram muitas delas, inacabadas. Depois passou a funcionar ali, uma serralharia onde certamente, Leó de Oscarzão aprendeu o ofício. No ano de 1982 estávamos lá presenciando o nascimento do Cactos Bar. Depois a galera que chegava por lá foi aos poucos mudando o nome para Bar do Madeira e por aí ficou.

Mais abaixo, morava Daniel de Zé Tito que transportava romeiros em um Pau de Arara para o Juazeiro do Padre Cícero, no Ceará. Na esquina com a Antonio Pereira de Abreu, a residência dos Maia de Queiroz (seu Clóves, dona Adauta e filhos) que agora foi transformada numa Clica Médica e logo em frente a Escola Chapeuzinho Vermelho, atualmente CESAC. Um pouco mais abaixo, encontramos a sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe. Após a sede dos lojistas, um lava-jato e após o cruzamento com a Rua Cabo Otávio Aragão, moradores desfrutam do prazer de morar na parte mais sossegada da rua.

O início que antes era limitado pela cerca de um curral de gado, próximo à casa de Lunga e dona Carminha, hoje está totalmente aberto. Desse modo, o início da Rua Júlia Aragão é com o estreito final da Rua Siqueira Campos, onde está localizada a CORTECON.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua Francisco Barros.

Nenhum comentário: