quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA CAPITÃO PEDROSA

Já ouviu falar na Rua da Pão Quente? E na Rua da Fábrica? É tudo o mesmo endereço: Rua Capitão Pedrosa. Uma das ruas mais comerciais do Bairro São Cristóvão. Escola, padarias, lojas de tecidos, loja de eletros, Agência de Viagens, bares, quitanda e escritórios de representações comerciais.

No início, do lado direito, havia duas casas estilo bangalô davam as boas vindas antigamente. Em uma delas morava a família de dona Ninfa e Ricardo Majó. Do lado esquerdo as ruínas da Igreja de São Cristóvão e um bom tempo depois, no mesmo quarteirão foram criados a Discoteque Aquárius. A pedida dos finais de semana. Hoje, farmácia, Igreja de São Cristóvão pronta, Escola Construindo o Saber, Agência de Passagens e uma Padaria.

No quarteirão entre a Teonilo e a Cesário, muita coisa mudou. A Orizaba, grande responsável pela expansão da Rua, há décadas não existe mais. Entretanto, deixou sua marca na lembrança dos mais antigos. A ‘moagem foi de uma importância grandioso na vida de alguns operários que por ali passaram, a saber, Zé de Nêgo, Fátima, Manoel de João Velho, Maberaldo e outros. Em seu lugar, uma loja de eletros, lojas de tecidos, a Agência do Trabalho (órgão do Governo Estado e Prefeitura) e uma grande panificadora. Em frente a este setor, bares e residências e uma representação de compras. A movimentação maior nesse setor fica por conta de uma casa de frios com grande abrangência comercial.

A parte final da Rua mostra a garra e o destemor de famílias como os filhos de Dona Zezinha e seu João Galdino, de Seu Gerson Quincas e donas Ditosa, Valdinho de Pedro Claudino e outros.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Av. Dr. Arnaldo Monteiro de Araújo

Nenhum comentário: