terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ruas de Santa Cruz


OS BECOS

BECO DO PADRE – Travessa Sete de Setembro é o seu nome oficial. O Beco ganhou este nome porque a Casa Paroquial esta ali localizada. Muitas histórias giram em torno deste, entre tantas podemos destacar as famosas filas na distribuição do Leite em pó (final dos anos 60, início dos anos 70) às famílias carentes.

Outro fator era a medição das ‘enormes’ passeatas nas memoráveis campanhas políticas. Rezava a tradição que o grupo que conseguisse lotar o beco de uma ponta a outra, seria o vencedor das eleições locais. Essa regra prevaleceu até o final da década de 70 antes do advento do showmício.


BECO DE BRAZ DE LIRA – Travessa Júlio Moraes. Durante muito tempo aconteceu no ‘Beco de seu Braz’, todas as segundas-feiras, a feira de miudeza e afins. Tudo o que você imaginasse – do espelhinho redondo à maquiagem – ali era oferecido no meio da feira.

Não podemos fazer um registro do Beco de Braz de Lira sem mencionar o Xique-Xique Bar. Comandado por Dolfo Félix com direção de produção de Lula de Pedro Paulo. O Xique-xique liderou durante muito tempo o top dos melhores bares da cidade. Era quase obrigatoriedade a parada no Bar de Dolfo para quem pretendia ficar por dentro dos lances que envolviam a vida social de alguns santacruzenses. O bar continua sob o comando de Lula no Nova Santa Cruz.


BECO DE JOÃO PEREIRA – A Travessa Neci de Melo, completa o trio dos becos da Santa Cruz de outrora. Por estar no foco da Feira, essa localidade teve uma influência no mínimo interessante. A banca de Revista Tio Patinhas – pintada de azul – foi o ponto de encontro dos leitores das revistas de buchichos e gibis daquela época.

Ali também existia um complemento curioso da feira. Porém este complemento já pendia para o lado missanga – arupemba, rapa-coco, grelha... – exposta na vizinha Rua Grande. De um lado uma banca de jogo de bicho e na calçada de João Pereira um homem consertando artefatos de couro e um engraxate. Essa visão, quem é da terrinha traz sempre em mente. Na Travessa Neci de Melo, também surgiram bares como o das Coloridas e o Brasil Bar.


Na próxima, a Rua da Serraria de Seu Braz.


Por Jota Oliveira

Nenhum comentário: