segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ruas de Santa Cruz

RUA DA SERRARIA

Traremos aqui algumas das passagens ocorridas na Rua José Francelino Aragão. Era também a Rua da Serraria, pois, no seu final, funcionou por muito tempo a Serraria de Braz de Lira. Depois as garagens foram transformadas em salas de sinucas por onde passaram diversos admiradores deste ‘esporte’.

No início da década de 60 funcionou nesta rua ‘tanque’, onde o garoto Fernando de Alcindo – Fernando Aragão – enchia as latas e potes das donas de casa. Diariamente as pessoas iam pegar água do Açude da Manhosa para o seu consumo diário. Nesse trecho existiam as oficinas, dentre as quais, a oficina de Braz Frutuoso.

Para a diversão das crianças e adpçescentes havia as casas que alugavam bicicletas. Na parte de baixo da rua, dona Biu de seu Braz Frutuoso e na outra ponta da rua era Abdias Simeão. As características eram comuns a ambos. As bicicletas tinham em seus bagageiros um pedaço de madeira cheio de pregos que impediam o transporte do carona.

A parte mais marcante desta rua foi a realização do São João Povão – de 1986 a 1990 – que marcou a retomada do São João de Rua de Santa Cruz do Capibaribe. No local onde funciona a ‘feirinha do Paraguai’, era erguido um imenso palanque de lona e palha de coqueiro e ali os artistas da Terra faziam a festa dos apreciadores do nosso São João.

No próximo encontro, a Rua Treze de Maio será o destaque.

Por Jota Oliveira

Nenhum comentário: