terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ruas de Santa Cruz

RUA DOS CURRAIS

Boa parte das pessoas residentes em Santa Cruz do Capibaribe conhecem a história da Rua Coronel Luiz Alves, a Rua dos Currais. Aliás, mais uma das ruas de histórias marcacas por suas peculiaridades.

De início, vale lembrar que o nome dos Currais está mesmo ligado a currais. É que no seu início as casas eram construídas na parte leste e na parte oeste, ficavam as cercas dos currais do Coronel Luiz Alves.

Logo na entrada da Rua, uma escola. Marco da Santa Cruz ainda vila. Esse prédio já foi por um curto período, a sede da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube e depois a Escola Santo Antônio. Na Rua dos Currais está sintetizado da melhor forma o conceito de vida em comunidade. Ali, todos participam das alegrias ou desventuras dos vizinhos. Participam não. Partilham. É a verdadeira irmandade vivenciada no dia-a-dia de todos.

Das budegas de Jordão, Seu Vitor, Euclides (ou seria Ocrido?) e do Bar de Zé de Epifânio, a saudosa lembrança daqueles que vivenciaram aqueles momentos. Mas a Rua dos Currais não perdeu seu glamour. Pelo contrário: continua acolhedora e solícita como sempre foi.

Por. J. Oliveira.

Aguarde! Na próxima, a Rua da Caibeira.

Um comentário:

Pablo Ricardo Pereira de Souza disse...

Faltou falar da Troca de Óleo de Son,que foi a primeira oficina exclusiva em trocar óleo da cidade que durante muitos anos ficou localizada lá(atualmente funciona meio que de forma precária no bairro dona dom.

Outro detalhe, é que politicamente falando, a rua ficou conhecida pelo grupo boca preta, pela "a rua da goleada", devido o voto quase que fechado no partido, com excessão da família de Seu Abílio Pereira e de outro, os demais eram todos boca preta.