quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ruas de Santa Cruz

RUA DA LAVANDERIA.

Poucos cidadãos santacruzenses conseguem informar com precisão onde fica a Rua Quintiliano Bernardo da Cruz (negro alforriado por ter combatido na Guerra do Paraguai). É muito mais fácil chamar de Rua da Lavanderia. Aliás, nem a Lavanderia existe mais.


Menor ainda é o número de pessoas que sabem informar onde era a “Intendência”. Ou ainda: o que era a Intendência? Era um cercado grande para onde a Prefeitura mandava os animais que eram encontrados soltos nas ruas. Isso perdurou até o último mandato de Raymundo Aragão.


No primeiro mandato do Padre Zuzinha (31/01/1969-30/01/1973)), foi construída ali uma Lavanderia Pública Comunitária – hoje substituída pela Praça Orestes Farias – que deu o codinome à Rua Quintiliano de Rua da Lavanderia. A lavanderia era ponto de encontro das senhoras que lavavam “roupa de ganho”, bem como daquelas que não podiam pagar para que alguém lavasse as suas roupas. Era muito interessante.


A lavanderia sobreviveu por cerca de quinze anos e depois sucumbiu. Mas a Rua da Lavanderia ali está com toda a sua movimentação pertinente a comunidades que contribuem para a alegria de cada setor desta nossa aguerrida cidade.

Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Praça de Lotação.

Nenhum comentário: