terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Você Sabia?

Prefeito por duas vezes (de 1956 a 1959 e de 1965 a 1968)

Você sabia? Que o Primeiro Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe-PE eleito pelo voto direto foi , RÃIMUNDO FRANCELINO ARAGÃO.


Você sabia? Que RAIMUNDO FRANCELINO ARAGÃO. Governou no período de 1955-1959.


Você sabia? Que o mesmo era comerciante/Motorista

Você sabia? que
RAIMUNDO FRANCELINO ARAGÃO. Venceu a eleição para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe para TEÓFANES FERRAZ TORRES FILHO.


Você sabia? que a o vereadores eleitos em 1955 foram:

JOÃO DEODATO DE BARROS

JOSÉ FRANCISCO BARBOSA

BRAZ DE LIRA

RODOLFO FRANCELINO ARAGÃO

INÁCIO ABÍLIO ARAGÃO

ANTÔNIO COLIO IRMÃO

JOÃO MORAIS DA SILVA

LOURIVAL FERREIRA DE MORAES

MANOEL BARBOSA DA SILVA


Você Sabia? que os Presidêntes da Câmara na época foram

1956

João Deodato de Barros

1958

José Francisco Barbosa


Raimundo Aragão o herói da independência


Filho de José Francelino Aragão e de Raimunda Maria Aragão, Raimundo Francelino Aragão nasceu no dia 27 de setembro de 1911. Vindo de uma família de raízes históricas, o menino Raimundo, desde cedo mostrava inclinação para o trabalho, sendo na juventude e na maioridade: sacristão, comerciante e motorista de caminhão. Casou-se com Petronila Moraes Aragão, carinhosamente chamada de Tunia, com quem teve noves filhos, chegando a formar todos eles. Um acontecimento histórico para a época. Em sua carreira política foi vereador com três mandatos por Taquaritinga do Norte, sendo, em seguida, o primeiro prefeito eleito de Santa Cruz do Capibaribe, ainda em 1955. Movido pelo sonho da independência de sua terra natal, Raimundo Aragão, com 18 anos, participou do primeiro movimento para a independência de Santa Cruz do Capibaribe em 1929. Depois participou de todos os movimentos seguintes para a emancipação, liderando ao lado de outros heróis e conseguindo seu intento, em 29 de dezembro de 1953. Na primeira eleição, em 1955, Raimundo Aragão disputou a eleição com o Tenente Teófanes Ferraz Torres Filho, vencendo-o com uma margem de votos humilhante. Em seu primeiro mandato (1956 a 1959), o prefeito construiu: a ponte sobre o Riacho Tapera, o prédio da Coletoria Estadual, o cemitério São Judas Tadeu e poços artesianos na zona rural. Calçou as ruas principais, enriqueceu a área urbana com 162 hectares de terra, ampliou o açougue público, eletrificou as vilas do Pará, Poço Fundo e Magana. Construiu as escolas: Luiz Alves da Silva, Amaro Aleixo de Barros (Barrinha), Lagoa de Pedra, Francisco Barros (Cacimba de Baixo), Professora Maria José (Poço Fundo), Olindina Monteiro (Vila do Pará), Escola Mínima (Vila do Pará) e o Ginásio Municipal Santa Cruz, esta última a maior obra educacional de Santa Cruz até hoje. Depois elegeu Pedro da Silva Neves. Raimundo voltou a governar a cidade de 1965 a 1968. No segundo mandato, várias obras foram feitas, priorizando a educação. Nosso herói morreu no dia 23 de junho de 1990, deixando nas páginas da história de Santa Cruz do Capibaribe, seu nome que serve de exemplo de moral, honestidade, bravura, persistência e amor à sua amada terra. Raimundo Aragão é o herói de nossa independência.

Texto Por Marcondes Moreno ( retirado do sulanca News)

Nenhum comentário: