segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ruas de Santa Cruz

RUA DA CAIBEIRA.


Rua do Rio. Este é o nome oficial da Rua da Caibeira. Uma localidade de um povo alegre. Festeiro. Mas, acima de tudo, de um povo consciente de seu dever de cidadão.

Na entrada da rua, a centenária “Caraibeira” – popularmente chamada de Caibeira – que empresta seu nome para a identificação da rua. Várias manifestações ao lado dessa árvore já foram realizadas, inclusive, um pastoril composto apenas de homens porém com ares de muito humor e irreverência.

No aspecto cultural, ali foram realizadas diversas outras manifestações. No período junino, grandiosas quadrilhas matutas foram realizadas no ‘Arraiá da Caibeira’, ali as pessoas mostravam sua dedicaçãp às festas juninas e às tradições de nossa gente. Tudo regado a muita solidariedade e participação dos moradores.

Se não foi a maior, certamente a mais marcante invenção da Rua da Caibeira foi a Escola de Samba Capibaribe. Um grupo de amigos – no final dos anos 70 – teve a idéia e esta rapidamente se transformou em um bloco Carnavalesco que sobreviveu até 1984, quando – dada a falência do carnaval de Santa Cruz do Capibaribe – o sonho acabou. A Escola de Samba chegou a ter cem batuqueiros e cento e cinqüenta passistas. Foi marcante, não apenas na história da Rua do Rio mas, na história da Cultura de Santa Cruz do Capibaribe.

As marcas ainda existem, apesar do tempo.

Por. J. Oliveira.

Aguarde! Na próxima, a Rua da Lavanderia.

Nenhum comentário: