segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ruas de Santa Cruz


PRAÇA DE LOTAÇÃO


Avenida João Francisco Aragão. Ou simplesmente, a Rua da Praça de Lotação – Rua da Ponte Velha – outrora uma das mais movimentadas de Santa Cruz do Capibaribe.


Final da década de 60, início dos anos 70, era iniciada na parte mais antiga da ‘João Francisco’, a Praça de Lotação que durante algum tempo foi dominada pelas famosas Caravan's que transportavam passageiros, principalmente, de Santa Cruz a Caruaru. Era um reboliço. Era uma verdadeira irmandade. Vários desses motoristas já não habitam mais entre nós.


Nas cercanias da “Praça” havia alguns bares que também serviam refeições, padaria, e logicamente, um Posto de Combustíveis que era gerenciado por Lunga. O curioso é que ali era também uma espécie de Central de Comunicação para onde as pessoas se dirigiam sempre que necessitavam falar ao telefone em ligações interurbanas.


Ao longo da Avenida podíamos localizar vários tipos de oficinas mecânicas – de máquinas de costura, de automóveis e o ferreiro. Algum tempo depois tudo isso foi engolido pelas lojas de tecidos e confecções e artigos afins. Porém, alguns sobreviveram às mudanças, como é o caso da ‘Discoteca do Bojão’ – que resistiu a todas as mudanças eletrônicas e monetárias – ainda sendo o principal ponto de encontro de quem busca o melhor em música.


Vale registro, porém, a Divulgadora de Amaral Publicidades, que funcionou no nº. 358 e o primeiro sinal de trânsito da cidade que foi implantado na então, mais importante artéria de comércio da Capital da Sulanca.


Por. J. Oliveira.


Na próxima, a Rua dos Pacas.

Nenhum comentário: