quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA JOSÉ FRANCISCO BARBOSA

Por onde começar? De qualquer lado essa Rua é uma festa. Alguns a chamam de Rua do Ypiranga. Mas a Rua José Francisco Barbosa, não é somente o Ypiranga. Vários outros pontos importantes surgem ao longo dessa Rua, localizada no Bairro Novo. De figuras populares (folclóricas) a personalidades de grande valor social, por aí encontraremos.

Seu nascedouro deu-se próximo ao portão do Ypiranga e a porteira de acesso ao barreiro de seu Pepeu (Pedro Tavares Maia). Nesse trecho encontrávamos sempre seu Aniceto e seu conhecido carro de boi. Na esquina, a venda de dona Zumira. Agora não tem mais barreiro, não tem mais carro de boi e nem a venda de dona Zumira para o deleite da criançada.

Ainda no segundo quarteirão encontramos o Restaurante do Arrumadinho e o Salão de Eventos “Fest Hall”. Aqui por algum tempo foi morada do poeta repentina Mila Lourenço. Em frente, morava o boiadeiro Nenenzão e há, ainda em funcionamento, um lava-jato. Um pouco mais acima, dois salões de beleza. Um para cada lado. Mais adiante o que nos chamava atenção era o amontoado de buchas mantidos em uma casa, pelo reciclador Otávio Badu. Com a chegada do Fórum Dr. Naércio Cireno Gonçalves, houve um recuo na modalidade de comércio e as buchas diminuíram.

Deixamos para o final a Sede Social da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube. Piscinas, salão de festas, quadras poliesportivas e Grandes bailes. Tudo isso provocando uma movimentação muito grande à Rua José Francisco Barbosa.

Por J. Oliveira.

Leia na próxima, a Rua 4

Nenhum comentário: