terça-feira, 8 de junho de 2010

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE REALIZA CAMINHADA CONTRA A DENGUE


O objetivo da mobilização é fazer um alerta à população no sentido de redobrar os cuidados neste período chuvoso

“Santa Cruz do Capibaribe contra a dengue”. Esse é o título da caminhada que será realizada no próximo dia 10 de junho, a partir da 7h30min no Centro da cidade e também simultaneamente na periferia envolvendo os bairros Palestina, Cohab, Vila do Pará (zona rura) e em outras comunidades da Zona urbana onde existam escolas municipais.

A concentração será em frente à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, na Avenida 29 de dezembro, onde deverão se reunir cerca de dois mil alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino.

De janeiro até agora, a cidade conta com 210 casos notificados, 67 confirmados e nenhumregistro de dengue hemorrágica. Mesmo assim, a população deve permanecer em alerta, colaborando de todas as formas para evitar a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), já que o período chuvoso tende a favorecer a sua reprodução, enfatizou Cândida Ribeiro Walter – Coordenadora Municipal do Programa de Combate a Endemias.

DESTAQUE

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, é a primeira cidade brasileira a utilizar um sistema computadorizado para o monitoramento da proliferação do mosquito. O sistema de digitalização de palhetas (SDP) foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Fiocruz e serve de projeto piloto, podendo ser implantado em outras cidades do País.

Nenhum comentário: