quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Discurso de Ernesto Maia por César melo!






Em seu pronunciamento, Ernesto Maia enfocou um episódio que ocorreu na última semana no plenário do TSE, onde um candidato à deputado estadual por Tocantins foi absolvido em julgamento de caso semelhante ao processo que envolve o candidato à deputado federal José Augusto Maia, o que sinaliza, segundo ele, um indicativo de vitória de José Augusto na apreciação do seu processo. O legislador falou ainda da candidatura à deputado federal de Eduardo da Fonte. De acordo com ele, Da Fonte tem no empresário Sebastião Figueroa, irmão do prefeito Toinho do Pará, a figura do seu principal cabo eleitoral em SCC. Ele citou ainda o empresário Natálio Arruda e o vereador Dimas Dantas como pessoas que apóiam o nome de Da Fonte à Câmara Federal.

O clima político-eleitoral tomou conta de vez da reunião após os discursos, já no período de apresentação e votação de projetos e requerimentos. O vereador Afrânio Marques apresentou um requerimento de autoria dele próprio e dos vereadores Francisco Ricardo e Zezin Buxin, subscrito depois pelo vereador Dimas Dantas, que determinava a votação das contas de 2002, 2006 e 2007 do ex-prefeito José Augusto Maia para o dia 21/09, ou seja, na próxima semana.

O requerimento em questão atropelava as decisões tomadas pela própria Câmara em reunião extraordinária recente, que anulou o resultado das votações anteriores concernentes às citadas contas, e deu à Mesa Diretora um prazo de até 30 dias para convocar o ex-prefeito para apresentar sua defesa. Uma vez citado, o ex-prefeito teria ainda até 30 dias para a apresentação da defesa.

Após reclamações do vereador Deomedes Brito, que alegou motivações políticas para a apresentação do requerimento, e de considerações contrárias do próprio presidente da Câmara Fernando Aragão e do vereador Galego de Mourinha, o requerimento foi posto em votação, sendo derrotado por 5 votos a 4.

Votaram a favor do requerimentos os vereadores Afrânio Marques, Francisco Ricardo, Zezin Buxin e Dimas Dantas. Votaram contra os vereadores Deomedes Brito, Dr. Nanau, Galego de Mourinha, Ernesto Maia e Fernando Aragão.

Fonte: Blog Opinião Comunidade

Nenhum comentário: