sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA BOAVENTURA GALDINO


Rua de movimento diversificado. A Rua Boaventura Galdino se inicia de frronte a uma agência bancária e termina defronte a duas instituições públicas: COMPESA e Secretaria Municipal de Defesa Social.


Apenas a partir dos anos 60 essa localidade começou a ganhar aspectos de rua. Antes era fundos das Ruas Cabo Otávio e Padre Estima. No início dos anos 70, via-se no início da Boaventura uma barraca onde eram vendidos – basicamente – bebidas e tira gosto. À frente, um cidadão conhecido como Zé de Totô.


Por muito tempo funcionaram ali, algumas oficinas mecânicas. Com maior duração a Oficina de Molas de Seu Fernando Pau na Cheia e um pouquinho mais tarde, a Oficina de Pedro Catolôco. Era comum o surgimento de outros profissionais mecânicos como ainda hoje há. Por conta disso, surgiram os bares como o Alumioso – isso mesmo – o Bar de Seu Silva e mais nos anos 90, o Bar do Cícero. Também se instalou na Boaventura o Restaurante La Palloma.


No ramo de bares e similares, ficou na memória da turma o “Recanto Quebra Viola”. Um barzinho que atraía jovens que curtia MPB ao vivo com músicos seletos. Era um ambiente agradável e de acesso composto basicamente por estudantes. Os finais de semana no Quebra Viola marcaram toda aquela geração.


Hoje nesta Rua: dormitório, fabriquetas, lojas de roupas e uma oficina mecânica.


Por. J. Oliveira.


Na próxima, a Rua Padre Estima.

Nenhum comentário: