terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA JOSÉ PEREIRA NETO

Situada entre uma escola estadual, a Avenida 29 e um ponto de lotação, a Rua José Pereira Neto tem que receber o que excede no movimento acima mencionado. Mas ainda assim seus habitantes e usuários souberam construir a história dessa Rua que tem movimentação comercial e residencial.


Nos anos 60, era apenas o local onde passava um córrego com as águas que escoavam da Avenida e um amontoado de cerca de pau a pique (varas) e até mesmo, ponto de acúmulo de lixo. Um pouco mais tarde, via-se muitas toras de madeira por trás da Serraria de Tiago.


Uma coisa nos leva ao passado: a oficina de Luiz de Siá Chiquinha que era o ponto de encontro daqueles que possuíam espigar das de feixe – as famosas soca-soca – visto que seu Luiz era um especialista. Aqui existiam muitos caçadores de rolinha. E mais, nos momentos de folga era se divertia com seu brinquedo favorito: o cavaquinho, ele sempre foi muito bom no cavaco.


Durante algum tempo o saudoso Biu de Beija manteve nesta Rua, uma oficina de conserto de escapamento. Aquela velha prática do interior de mandar soldar o escapamento ao invés de comprar um novo. Quem também tinha sua oficina nesta rua, era Biu de Júlio. Este fazia ancoretas de borracha de diversos tamanhos. Estes deixaram suas contribuições em forma de trabalho.


Na outra parte os quartinhos de Neco de Lucas e mais espaço. Hoje, no início há uma casa de material de construção e pequenos comércios. No segundo quarteirão. Bar, oficina de carburação, gráfica de adesivação e outdoors e uma loja de material elétrico. Como diz o Ismael Souza, ou simplesmente Mãe, uma rua com a cara de seus moradores.


Por. J. Oliveira.


Na próxima, a Avenida Rosemiro Alves da Rocha.

Nenhum comentário: