domingo, 31 de janeiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


AVENIDA ROSEMIRO ALVES DA ROCHA

Muitas histórias aconteceram ao longo da Avenida Rosemiro Alves da Rocha. Longo no entroncamento com Rua dos Pacas, dormitórios, mercearia de seu Terto, barracas. Mais adiante, o Cartório de Dona Alice.


Se analisarmos detidamente, em cada quarteirão Avenida Rosemiro, encontramos algo. Quer ver? Entre as ruas Manoel Bernardino e Silvio Monteiro antes havia a Barbearia de Seu Marcolino e umas Lojinhas. Hoje movimento de bar e as lojas. Entre as ruas Bom Jesus e São Miguel, nasceu a hoje famosa Rota do Mar com o nome de Xavier Confecções. Lá também tinha a vendinha de seu Toinho, Seu Ezequias trabalhando com madeira, já existiu a Agência dos Correios sob o comando de seu Macedo e a residência da família de seu Rosemiro que empresta o nome à Avenida.


Entre a Cabo Otávio e a 29, os mais saudosistas vão lembrar do “Babara Bar”, onde se fazia as famosas refeições da madrugada, o Bar Nova Horizonte, de seu Alcindo, que vendia banho na época de racionamento na cidade. No entanto, as filas mais enormes para banho eram em seu Elias. Ali homens e mulheres (em espaços separados, é claro) se aglomeravam quase todo fim de tarde para tomar um banho, pagando 50 cruzeiros.


Nessa parte da Avenida ficava a sede da Associação dos Criadores de Santa Cruz do Capibaribe. Mas a população a conhecia tão somente como o Centro Social de Severino Monteiro. O Centro Social oferecia desde o Ensino Primário (1ª a 4ª série), a serviço de transporte de pessoas enfermas em ambulâncias próprias, sem contar que seus sócios proprietários compravam insumos agrícolas e ração para os animais a preço de custo.

Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Rua Manoel Rufino de Melo.

Nenhum comentário: