domingo, 31 de janeiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


AVENIDA ROSEMIRO ALVES DA ROCHA

Muitas histórias aconteceram ao longo da Avenida Rosemiro Alves da Rocha. Longo no entroncamento com Rua dos Pacas, dormitórios, mercearia de seu Terto, barracas. Mais adiante, o Cartório de Dona Alice.


Se analisarmos detidamente, em cada quarteirão Avenida Rosemiro, encontramos algo. Quer ver? Entre as ruas Manoel Bernardino e Silvio Monteiro antes havia a Barbearia de Seu Marcolino e umas Lojinhas. Hoje movimento de bar e as lojas. Entre as ruas Bom Jesus e São Miguel, nasceu a hoje famosa Rota do Mar com o nome de Xavier Confecções. Lá também tinha a vendinha de seu Toinho, Seu Ezequias trabalhando com madeira, já existiu a Agência dos Correios sob o comando de seu Macedo e a residência da família de seu Rosemiro que empresta o nome à Avenida.


Entre a Cabo Otávio e a 29, os mais saudosistas vão lembrar do “Babara Bar”, onde se fazia as famosas refeições da madrugada, o Bar Nova Horizonte, de seu Alcindo, que vendia banho na época de racionamento na cidade. No entanto, as filas mais enormes para banho eram em seu Elias. Ali homens e mulheres (em espaços separados, é claro) se aglomeravam quase todo fim de tarde para tomar um banho, pagando 50 cruzeiros.


Nessa parte da Avenida ficava a sede da Associação dos Criadores de Santa Cruz do Capibaribe. Mas a população a conhecia tão somente como o Centro Social de Severino Monteiro. O Centro Social oferecia desde o Ensino Primário (1ª a 4ª série), a serviço de transporte de pessoas enfermas em ambulâncias próprias, sem contar que seus sócios proprietários compravam insumos agrícolas e ração para os animais a preço de custo.

Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Rua Manoel Rufino de Melo.

AULAS NA REDE MUNICIPAL SE INICIAM NA PRÓXIMA QUARTA FEIRA 03/02


A prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE, através da Secretária de Educação, comunica a pais e alunos que as aulas da rede municipal de ensino terão inicio no próxima quarta-ferira, 03/02. Para maiores informações, procurar a secretaria da escola de sua comunidade.


Dentro de nosso lema construir e cuidar das pessoas, prezamos a educação, para que a mesma tenha êxito é necessário que a comunidade escolar e familia ande junto. Por tanto não deixe seu filho fora da escola. Vamos construir uma cidade Melhor.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Zé Augusto se pronuncia sobre sua pré-candidatura a deputado federal

Através de sua assessoria o secretario de indústria e comércio de Santa Cruz do Capibaribe e pré-candidato a deputado federal pelo PTB, José Augusto Maia, se pronunciou oficialmente sobre sua pretensão de disputar uma vaga no congresso nacional.

De acordo com as informações da assessoria de Zé, ele foi convidado pelo deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB) para concorrer ao cargo e substituí-lo na região. Já que Armando vai tentar uma vaga no Senado Federal.


Confira o que disse Zé sobre tudo isso: “O Dr. Armando me ligou informando da sua intenção, dizendo que já havia conversado com o governador e queria saber se eu aceitava o convite. Apesar da grande responsabilidade e que muitas costuras políticas precisavam ser feitas, disse que jamais me negaria a uma convocação dele e que o partido poderia contar sempre comigo”.

Com a confirmação dessa pré-candidatura o quadro político muda um pouco. Já que as brigas e estranhamentos entre o ex-prefeito e o vereador Diogo Moraes se encerram e a ´´rasgação de seda`` entre os dois vai começar. Algo natural já que vão pedir votos um para o outro.


Já pela oposição fica mais confortável a situação do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) que terá como adversário apenas o vereador do PSB.


Agora é só esperar e conferir os ânimos se acirrarem cada vez mais e a paixão política (algo inerente à Santa Cruz) aparecer. E claro, você eleitor deve escolher conscientemente.

Blog do Melqui

1ª Conferência Municipal das Cidades tem início hoje em Santa Cruz do Capibaribe

A programação será desenvolvida hoje e amanhã na Câmara de Vereadores e é aberta a participação de toda a sociedade.


O evento contará com uma palestra do professor Jorge Quintino e a participação de Kiko Beltrão - Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Caruaru.

Os grupos de trabalho debaterão eixos temáticos como a criação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal, além da aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano.

Agenda de abertura

19h00 credenciamento dos participantes

20h00 abertura solene

20h30min apreciação do regulamento

21h00 Conferência “Cidade para todos e todas com uma gestão democrática, participativa e controle social

CONTATO: Moisés Américo – 9266.2460

1º Encontro de Conselheiros Tutelares

1º Encontro de Conselheiros Tutelares e de Direito de

Santa Cruz do Capibaribe e Região

Data: de 03 à 05 de Fevereiro Local: Câmara Municipal de Vereadores



03 de Fevereiro de 2010

Credenciamento 08h00min às 09h00min

Abertura Oficial 09h40min às 10h10min

Cofee Brack 10h10min às 10h30min

Palestra: História da Infância

Professor Humberto, Coordenador da Escola dos Conselhos. 10h30min.

Intervalo para o Almoço 12h00min às 14h00min

Apresentação Cultural 14h00min às 14h30min

Palestra: Evasão Escolar

Professor Marcos, Escola dos Conselhos 14h40min

Cofee Brack 16h00min às 16h20min

Palestra: Situação atual dos conselheiros tutelares.

Maria da Conceição W. Pimentel, Presidente da ACOMTEPE – Associação do Conselheiros e Ex Conselheiros Tutelares. 16h30min às 17h00min

Encerramento: Professor Humberto, Coordenador da Escola dos Conselhos.



04 de Fevereiro de 2010

Palestra: Combate a Exploração Sexual

Dr.Sérgio Moura, Delegado Regional 9h00min

Cofee Brack 10h20min às 10h50min

Apresentação Cultural 10h50min às 11h00min

Palestra: Importância da Relação entre C.T. e Judiciário

Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe-PE. 11h00min.

Intervalo para o Almoço 12h20min às 14h20min

Apresentação Cultural 14h20min

Palestra: Nova Lei de Adoção

Professor Silvino, Escola de Conselhos 14h30min

Cofee Brack 15h30min

Palestra: Apoio a Adoção

GEADIP Grupo de Estudo e Apoio à Adoção 15h50min

Mesa Redonda. Eixo: Combate à exploração Sexual.Professor Silvino, GEADIP, Dr. Sérgio Moura, Delegado Regional, Dr. Tito Livio Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe-PE. 17h10min



05 de Fevereiro de 2010

Palestra: Sistema de Garantias de Direitos: Composição e Competências. José Fernando da Silva. Superintendência Estadual de Atenção à criança e ao adolescente. 9h00min

Cofee Brack 10h20min

Apresentação Cultural 10h40min

Palestra: Atribuições dos Conselheiros de Direito: Com Representantes do Conselho Estadual de Direito da Criança e Adolescente 10h50min

Intervalo para o Almoço 12h10min às 14h10min

Palestra: Atribuições e Não atribuições do Conselho Tutelar e do Conselho de Direito.

Professor Silvino, Escola de Conselhos 9:00h

Cofee Brack de encerramento 15h30min

Palestra: Trabalho Infantil. Janaina Pedrosa. Mestre em Serviço Social e membro do CENDEHC. 15h50mim

Mesa Redonda. Eixo: Como fazer funcionar a rede de proteção. Professor Silvino, José Fernando da Silva,Representantes do Conselho Estadual de Direito da Criança e Adolescente (CEDCA) 16h30min

Mulheres sem documentos não podem perder esta oportunidade!



Ter documentos é um direito de todas as pessoas. A Cidadania começa com a certidão de nascimento. Ao longo da vida, novos documentos surgem e são necessários à nossa vida cidadã, a exemplo da carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

No entanto, em Pernambuco, são muitas as pessoas, em especial mulheres, que ainda não possuem esses documentos. O fato indica, também, que muitas pessoas nascem e não são imediatamente registradas.

A constatação é do Governo do Estado que compreende que a falta de documentos é resultante, não apenas de dificuldades no campo da oferta de serviços, mas também, da falta de mecanismos de informação para a população sobre o tema. A campanha envolve a Secretaria especial da Mulher e a Secretaria de Defesa Social e conta com o apoio integral da Prefeitura Municipal de Santa cruz do Capibaribe.

Mulheres sem documentos não podem perder esta oportunidade!

Compareçam no próximo dia 03 de fevereiro no Clube Ypiranga, a partir das 8h

Matriculas do ProJovem

A Secretaria de Desenvolvimento Social está realizando as inscrições para o ProJovem Adolescente, que é destinado a jovens com idade entre 15 e 17 anos.

No ProJovem são oferecidas oficinas de convivência, aulas de Jiu-Jitsu, pintura, desenho e produção de vídeo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro na Secretaria de Desenvolvimento Social, além de pontos itinerantes como a Associação Cleostenes Pacas e a Associação dos Moradores do São Jorge, nesses dois locais as inscrições acontecem nesta quinta-feira (28). Amanhã (29) as vilas de Pará e Poço Fundo serão atendidas pela ação, e no sábado é a vez do Santo Augustinho.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Em TWITTER Ernesto Maia Lamenta Morte de Arthur .


ErnestoMaia _ Lamento a partida prematura de Arthur,que conheci no vigor da Juventude e tinha a impressão que era um dos quadros mais promissores de Santa Cruz do Capibaribe-PE




Artur Correia, eternas saudades.

Ernesto Maia a 1 ponto da liderança do palpite do Diário



Classificação Geral


1. Gilberto Silva – 61 Pontos

2. Romenyck Stiffen – 60 Pontos

3. Ernesto Maia – 60 Pontos

4. Luis Siqueira – 58 Pontos

5. Elisberto Costa – 55 Pontos

6. Jadeilson – 54 Pontos

7. Junior da Infortec – 54 Pontos

8. Isabella Brayner – 52 Pontos

9. Aldair Tibúrcio – 51 Pontos

10. Mário Junior – 48 Pontos

11. Luciano Bezerra – 44 Pontos

12. Welligton Feitosa – 43 Pontos

13. Geraldo Moura – 41 Pontos

14. Beto Nunes – 40 Pontos

15. Gilson Julião – 40 Pontos

16. Erick Williams – 39 Pontos

17. Cleosmar Moreira – 39 Pontos

18. Zezin Buxin – 35 Pontos

19. Claudio Higino – 35 Pontos

20. Marcondes Moreno – 34 Pontos

21. Silvano Euclides – 31 Pontos

22. Jaelcio Oliveira – 30 Pontos

23. Rodrigo Bezerra – 28 pontos

24. Fábio Cavalcante – 28 pontos

25. Gilvan Gordo – 27 Pontos

26. José Roberto – 25 Pontos

27. Gilberto Geraldo – 25 Pontos

28. Richey Henrique - 24 Pontos

29. Jerzrell José – 22 Pontos

30. Edmilson Menino – 15 Pontos

31. Ferreira Neto – 14 Pontos

32. Lourinaldo Barros – 12 Pontos

33. Jonas Pereira – 11 Pontos

34. Renaildo Lira – 09 pontos

35. César Mello – 09 Pontos

36. Marcos Rogério – 09 Pontos

37. Ronaldo Bezerra – 06 Pontos

38. Eronildo Luiz – 06 Pontos

39. Elivaldo Araújo - 03 Pontos


Palpites de Ernesto Maia nesta Rodada

Cabense 2 x 1 Vitória, Náutico 1 x 3 Santa Cruz, Vera Cruz 1 x 1 Central, Ypiranga 2 x 0 Sete, Porto 1 x 0 Araripina, Salgueiro 1 x 0 Sport


Próxima Rodada:

Central x Cabense

Sport x Vera Cruz

Sete x Salgueiro

Porto x Santa Cruz

Vitória x Ypiranga

Araripina x Náutico

Bancas do Calçadão poderão ser padronizados



Os comerciantes que fazem a feira do Calçadão no Moda Center Santa Cruz se reuniram nesta quarta-feira (27), na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para tratar de assuntos pertinentes a melhoria da feira livre.
A reunião evidencia uma mudança na infra estrutura do Calçadão, onde tudo será padronizado. Piso, cobertura, e bancos de ferro farão parte do projeto que a Prefeitura Municipal articula em parceria com o Moda Center Santa Cruz e comerciantes do local.
Segundo o comerciante Abel Menezes, tudo irá melhorar com infra estrutura melhorada. “Tudo ficará melhor, para nós e para o nosso cliente”, explicou.
Em relação ao comércio desenvolvido no Moda Center e no calçadão, o síndico do empreedimento e Secretário de Indústria e Comércio José Augusto Maia disse que a reunião foi de bom proveito. “Acredito que essa tenha sido uma reunião bastante proveitosa para todos nós que queremos o desenvolvimento de nossa economia”, concluiu.

Os vendedores de alimentos também terão seus pontos de vendas padronizados.
Da Redação do
Portal Agreste PE

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Direto do TWiTTER

tallysmaia Perquisa na Rádio Comunidade hoje, muito satisfatória!!! De 30 ouvintes, 28 apoiam a candidatura de Zé Augusto para Deputado Federal...





Ernesto Maia. Minhas Previsões estão cada vez, mais concretas!!!2010 vai ser um Ano Federal!!!



manedoblog José Augusto acaba de ligar para o Diário da Sulanca, conversa agradável, daqui a pouco detalhes no www.diariodasulanca.com

Toinho do Pará fala sobre candidatura de José Augusto


Em entrevista à Rádio Comunidade FM, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará (PTB), falou sobre a candidatura do ex-prefeito José Augusto Maia.

Toinho deixou clara a possibilidade de lançamento do nome do ex-prefeito ao cargo de deputado federal nas eleições de outubro.

Segundo o prefeito, ter um representante de Santa Cruz na Câmara Federal é um sonho antigo e a concretização disso vai depender ainda de “costuras” políticas que viabilizem um projeto que apresente chances reais de sucesso.

Toinho do Pará pontuou que, com a consolidação do nome de José Augusto para concorrer ao cargo de deputado federal, a paz seria selada no grupo situacionista na cidade, já que atualmente existem duas pré-candidaturas lançadas, a de Jose Augusto e a de Diogo Moraes (PSB).


Da Redação do
Portal Agreste PE

Ernesto Maia em Entrevista na Vale


O Vereador Ernesto Maia (PTB) esteve na manhã desta quarta-feira, 27, concedendo entrevista ao programa Manhã Interativa (Rádio Vale). Confira frases retiradas da entrevista pelo Blog do Melqui.


´´Não posso confirmar aqui ainda a candidatura de Zé Augusto a federal. Mas posso dizer que ela está muito bem encaminhada`.

´´Tudo indica que Dr. Armando Monteiro vai para o Senado``.

´´Todo mundo sabe da quantidade de ações que Zé Mendonça fez por Belo Jardim. E com certeza por Santa Cruz Zé não vai fazer diferente``.

´´Uma coisa você não pode dizer. É que Zé Augusto não luta por Santa Cruz``.

´´Eu acredito que muitos adversários de Zé vão votar nele``.

´´A candidatura de Zé Augusto quem está credibilizando ela é Armando Monteiro``.

´´Zé Augusto não pleiteou ele está sendo convocado para ser candidato a deputado federal``.

´´Francisco Ricardo e Nanau não tem uma boa convivência com Afrânio e Junior Gomes. A oposição não vem tendo essa unidade á há um bom tempo. Nanau com certeza é um nome muito bem aceito na minha ala política``.

´´O único puro sangue que tem hoje na bancada de oposição é Nanau``.

´´Emanoel Glicério só quer ser Melqui, agora na Rádio Vale``.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA JOSÉ PEREIRA NETO

Situada entre uma escola estadual, a Avenida 29 e um ponto de lotação, a Rua José Pereira Neto tem que receber o que excede no movimento acima mencionado. Mas ainda assim seus habitantes e usuários souberam construir a história dessa Rua que tem movimentação comercial e residencial.


Nos anos 60, era apenas o local onde passava um córrego com as águas que escoavam da Avenida e um amontoado de cerca de pau a pique (varas) e até mesmo, ponto de acúmulo de lixo. Um pouco mais tarde, via-se muitas toras de madeira por trás da Serraria de Tiago.


Uma coisa nos leva ao passado: a oficina de Luiz de Siá Chiquinha que era o ponto de encontro daqueles que possuíam espigar das de feixe – as famosas soca-soca – visto que seu Luiz era um especialista. Aqui existiam muitos caçadores de rolinha. E mais, nos momentos de folga era se divertia com seu brinquedo favorito: o cavaquinho, ele sempre foi muito bom no cavaco.


Durante algum tempo o saudoso Biu de Beija manteve nesta Rua, uma oficina de conserto de escapamento. Aquela velha prática do interior de mandar soldar o escapamento ao invés de comprar um novo. Quem também tinha sua oficina nesta rua, era Biu de Júlio. Este fazia ancoretas de borracha de diversos tamanhos. Estes deixaram suas contribuições em forma de trabalho.


Na outra parte os quartinhos de Neco de Lucas e mais espaço. Hoje, no início há uma casa de material de construção e pequenos comércios. No segundo quarteirão. Bar, oficina de carburação, gráfica de adesivação e outdoors e uma loja de material elétrico. Como diz o Ismael Souza, ou simplesmente Mãe, uma rua com a cara de seus moradores.


Por. J. Oliveira.


Na próxima, a Avenida Rosemiro Alves da Rocha.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Plantões do Conselho Tutelar

Segunda-feira (25)


Gilson Julião

Edmauro Torres


Terça-feira (25)


Gilson Julião

Marcos Antônio


Quarta-feira (26)


Gilson Julião

Narah Raquel


Quinta-feira (27)


Edmauro Torres

Marcos Antônio


Sexta-feira (28)


Laércio Glicério

Narah Raquel


Sábado (29)


Laércio Glicério

Marcos Antônio


Domingo (30)


Laércio Glicério

Marcos Antônio


- Contatos -


3731 3845

9258 7222

9686 9072

Baú político

Posse do Prefeito Pedro Neves.


Arquivo: Arnaldo Viturino

Zé já no clima de campanha


Na última quarta-feira, 20 de janeiro, o ex-prefeito, atual sindico do Moda Center, secretario municipal de indústria e comércio e pré-candidato a deputado (e nesse caso não está claro ainda se a deputado federal ou estadual, já que ainda não foi anunciado oficialmente a decisão do mesmo) José Augusto Maia esteve concedendo entrevista a Rádio Comunitária Jataúba FM, na cidade de mesmo nome.

Já no clima de campanha o ex-prefeito falou de sua vida, história política e carreira artística durante o bate-papo. Ele falou ainda de seu novo trabalho musical e sorteou alguns cd´s entre os ouvintes. A tarde Zé participou da procissão de São Sebastião.

Blog Do Melqui