quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA DA CÂMARA

Casas comerciais, oficinas, bar e claro, a Câmara Municipal de Vereadores. Tudo isso está localizado na Rua Manoel Rufino de Melo, o pedaço de Santa Cruz do Capibaribe que tentaremos mostrar aqui neste espaço. Por essa ria, muitas coisas já aconteceram.

Vejamos: na década de 70, eram os trabalhadores braçal que dominava este setor. Alguns homens batiam casca de angico. Era um processo artesanal que quebrava toda a casca e o resultado disso era vendido para os donos de curtume já que o pó da casca do angico é um excelente aliado para curtir o couro.

Nesse trecho também, existia as tradicionais mercearia, que atualmente são substituídas pelos mercadinhos. Nessa rua era a Venda de Dom. Mas também era (e é) o endereço da Serralharia de Deildo de seu Dudu. Afora isso, a rua possuía a beleza dos observada pelos seus moradores e a acolhida às pessoas do sítio que por ali se arranchavam.

Na parte alta, foi construído no início da década de 70, um chafariz municipal – já especado na Rua do Alto – igualmente ao outro, gerava os mesmos problemas de discussão na fila de espera para se conseguir água. Por trás do Chafariz, as barracas. Em uma delas, a Barraca de Liu, que era um bar bastante visitado pelos apreciadores da música romântica daquela época. Outra barraca era a oficina de Ivo Noé. Era onde os proprietários de veículos o serviço seguro do mecânico conhecido deles.

Na década de 80, o espaço acima citado foi ocupado pela construção do prédio da câmara Municipal e da Praça Edna Maria Bezerra. O mais curioso é que as visitas continuam tão freqüentes quanto antigamente.

Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Rua da Compesa.

Um comentário:

... disse...

Amigo Jota... Lembro que, na esquina da Rua Nova com a Rua da Câmara havia um comércio de pneus de caminhão, pertencente ao Zambe (acho que era esse o nome do proprietário)...