terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA DA COMPESA


Oficialmente conhecida como Avenida José Morais da Silva, esta rua já foi conhecida como, a Rua de Dão Vieira, a Rua do Fórum e a Rua da Compesa e hoje Rua do SISPOL. Descomeço um logradouro público que tivesse recebido tantos adjetivos. Nela algumas pessoas lembram ter vivido alguns fatos.


Alguns cidadãos da minha época devem lembrar dos tijolos de Zanze de Nilo Moura. Pois é, ali é o início da Avenida José Morais da Silva. Ao lado da residência de seu Zambe, durante décadas, ficaram empilhados alguns milhares de tijolos. Além disso, não faltavam, em média, três caminhões parados. Entre as ruas Dr. Sílvio Monteiro e Cabo Otávio Aragão, poucos acontecimento na rua que até o início dos anos 90, era quase que totalmente residencial. As coisas ali ocorridas ficavam no dia a dia dos moradores.


No entanto, da Cabo Otávio até a Avenida, aconteceram muitas coisas. Nos anos 70, o pátio que recebia os grandes circos como o Gran Bartolo Circus e o Circo Garcia. Foi fantástica a visão daqueles enormes elefantes que vieram a Santa Cruz do Capibaribe, trazidos pelo Circo Garcia. Porém vários outros grandes circos vieram suas apresentações na Capital da Sulanca, tendo como ponto o terreno por trás da Escola31 de Março. O pátio era a área onde estão erguidos os prédios da COMPESA, SISPOL, UESCC e Telemar.


E as eleições? Quem não tem uma história pra contar. A partir das eleições de 1986, cada apuração era um show. A frente do Fórum ficava tomada de eleitores e principalmente, os curiosos e apostadores. Vivi as emoções por dentro e por fora. Ou seja, como repórter e como presidente de Junta Apuradora. Parecia festa. Geralmente, demorava-se de três a quatro dias para se conhecer o resultado das apurações. Era necessária a força policial para que as duas torcidas não se cruzassem e para conter os ânimos dos mais exaltados. Somente o advento da urna eletrônica, pois um fim às apurações festivas de Santa Cruz do Capibaribe.


Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Avenida 29.

Nenhum comentário: