quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


AVENIDA 29 DE DEZEMBRO


Essa é uma daquelas ruas em que nos defrontamos com tantos fatos que fica realmente difícil fazer um resumo. Não é por acaso que esta se chama Avenida 29 de Dezembro. Dia em que se comemora o aniversário da emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe. Vamos aos detalhes que nos for possível relatar.


Na verdade essa Avenida nasceu a partir da construção do Ginásio Santa Cruz e o término era o campo de aviação. Havia também no seu início as Serrarias e as toras de madeira espalhadas na lateral da enorme avenida, era como se fosse um play ground para os estudantes. Sim porque Raymundo Aragão construiu também um Grupo Escolar ao lado do Ginásio. Hoje o grupo é a Escola de Referência Luís Alves da Silva.


Na outra margem. Lavadores de automóveis e o famoso depósito de recicláveis de seu Samuel. Muitos de nós já vendeu osso, caco de vidro ou ferro velho ali. Na outra ponta o Prédio da Prefeitura Municipal, projetada para funcionar como centro administrativo.

Ali ficariam além do Gabinete do Prefeito, tidas as outras secretarias. Esta, anos mais tarde foi transformada em Escola Municipal 31 de Março, hoje Escola Padre Zuzinha. E3r4onte em 1973, o Novo Clube. Quantas festas enormes ocorreram ali. E no outro quarteirão, a interminável construção da Igreja de São Cristóvão.


Era final dos anos 60 (pra ser mais preciso, 1967) e lá estava “seu Raymundo” construindo o Grupo Novo. Oficialmente Escola José Francelino Aragão. Quase em frente a Unidade Mista de Saúde (Maternidade), mal vista por estar “fora da cidade”. Atualmente, depois de Muitas reformas passou em 1993 a ser o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão. Início dos anos 70, chega na 29, a Sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e na mesma década, uma das construções mais visitadas pelo santacruzense: a Casa de Noronha.


Ufa! Parece que foi ontem!


Por. J. Oliveira.


Na próxima, a Avenida Teonilo Silvestre.

Nenhum comentário: