sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ruas de Santa Cruz


RUA DO GINÁSIO

Badalação, religiosidade, diversão cumplicidade, amizades e muitas crianças. Sempre muitas crianças. São alguns itens encentrados entre os moradores da Rua Professora Olindina. Essa que serve de ligação entre o fino da 29 e a grande movimentação da Avenida Cesaário. São alguns metros de extensão para muitos anos de história vividos por esses genuínos santacruzenses.

O codinome Rua do Ginásio já nos lembra que esta nasceu após a criação do Colégio Normal e Ginásio Santa Cruz. Isso não diminui sua grandeza. Pelo contrário, mostra que surgiu com o maior símbolo da Educação em Santa Cruz. Na chegada, a o templo da Igreja Evangélica Congregacional, uma das pioneiras em nossa Capital da Sulanca. No lado esquerdo, a residência onde seu Barandão criou sua numerosa prole, no outro lado, seu Dedé Trajano, outro com numerosa família residente na Rua do Ginásio.

Esta Rua sempre teve muitas bodegas. Dona Nena, seu Zé Pinto, Pedrinho... bares por esta ruas, foram poucos. O Cabeça de Galo no início dosa anos 80, Bar do Sarney e a Sinuca de Benjamin na esquina com a Cesário. No entanto sempre foi habitada por personalidades marcantes, além desses aqui já assinalados, poderíamos citar diversos, mas nos dedicaremos a fatos pois nomes nos levam a cometer injustiças.

Por J. Oliveira.

Veja na próxima, a rua do Grupo.

Plantão Conselho Tutelar

Confira a escala de plantão do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe para o mês de março:

01/03- Gilson/Edimauro
02/03- Marcos/Laércio
03/03- Narah/Gilson
04/03-Edimauro/Marcos
05/03- Narah/Laércio
06/03-Marcos/Edimauro
07/03- Marcos/Edimauro
08/03- Gilson/Edimauro
09/03- Marcos/Laércio
10/03- Narah/Gilson
11/03- Edimauro/Marcos
12/03- Narah/Laércio
13/03- Edimauro/Gilson
14/03- Edimauro/Gilson
15/03- Gilson/Edimauro
16/03- Marcos/Laércio
17/03- Narah/Gilson
18/03- Edimauro/Marcos
19/03- Narah/Laércio
20/03- Narah/Laércio
21/03- Narah/Laércio
22/03- Gilson/Edimauro
23/03- Marcos/Laércio
24/03- Narah/Gilson
25/03- Edimauro/Marcos
26/03- Narah/Laércio
27/03- Laércio/Marcos
28/03- Laércio/Marcos
29/03- Gilson/Edimauro
30/03- Marcos/Laércio
31/03- Narah/Gilson

O contato deve ser feito através dos telefones: 3731-3845(em horário comercial) e 9258 7222 ou 9686 9072(24horas).

A frase!!!

É brincadeira o prefeito de Santa Cruz convocar o ex-prefeito para gerenciar a saúde, ele está demonstrando falta de competência”


Deputado Edson Vieira criticando Toinho do Pará por convocar José Augusto para assumir a função de solucionar o caos na saúde pública municipal.


A resposta!!!


"Acho que devemos torcer para dar certo,quanto aos 8 anos (de Zé),a população aprovou,foi reeleito e fez o sucessor!"


Vereador Ernesto Maia respondendo a frase de Edson Vieira.


Diário da Sulanca

Resumo da Câmara por Ernesto Maia no TwiTTer

Acompanhe o dia a dia do Vereador Ernesto Maia nos bastidores da política em seu Twitter (Click no nome de Ernesto abaixo e vá direto para o Twitter).

ErnestoMaia - Junior Gomes critica a Educação,Saneamento,e o Prefeito Toinho do Pará

  1. Falo sobre a necessidade de agir mais e falar menos,destaco a absolvição de Humberto Costa e o começo das obras da Academia das Cidades
  2. Fernando fala sobre a procura de local para construir um centro de segurança em nossa cidade e a conquista de ações da Celpe na cidade
  3. Diomedes defende a pré-candidatura de Zé à Federal
  4. Diomedes fala sobre ações suas à favor da população de nossa cidade
  5. Âfranio faz pesadas críticas à Secretaria de Obras e ao Governo Municipal
  6. Francisquinho fala sobre o trânsito da cidade e critica Diogo e o Governo do Estado por não resolver o problema
  7. Zezinho fala sobre cobranças que faz ao Poder Público e não é atendido
  8. Diogo fala sobre o Conselho Anti-Drogas,questão do trânsito e coordenadoria da mulher
  9. Nanau também fala sobre a Av 29 e sua visita ao aterro sanitário de Caruaru
  10. Nanau fala sobre o problema do trânsito da cidade e sobre a reunião do Comitê Gestor da duplicação da BR-104
  11. Discurso contundante de Fernando da Palestina,deve servir de alerta para todos os vereadores Dimas se solidariza com o discurso de Fernando da Palestina e a importância de se exercer a cidadania
  12. A tribuna será usada pela Dra Eliane falando sobre insalubridade e Verônica Valadares falando sobre a Coordenadoria da Mulher
  13. Fernando,Ernesto e Junior Gomes
  14. Ordem das falas:Dimas,Nanau,Diogo,Zezim,Chico,Afranio,Diomedes,G

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Governo pontua ações na saúde

Em reunião realizada entre o prefeito e os secretários de saúde e indústria e comercio na manhã desta quarta-feira (24), ficaram definidas quatro ações de médio prazo que devem ser iniciadas para sanar as carências no setor de saúde do município.

De acordo com José Augusto Maia, que foi convocado para está missão de colaborar com a saúde do município, as ações serão as seguintes:

1ª ação: A secretaria de infraestrutura deverá entregar a reforma do Hospital Santa Isabel, já locado pela prefeitura, em tempo recorde.

2ª ação: Que um dos cargos do primeiro escalão da secretaria de Saúde dê grande parte do seu expediente no Hospital Municipal.

3ª ação: Estudo urgente no sentido de viabilizar um novo local para transferir a unidade de pediatria, (o atual hospital será a Policlínica)


4ª ação: Que num breve espaço de tempo, seja feita uma reforma estrutural de pessoal, para evitar a falta de médicos.


As informações foram repassadas pelo ex-prefeito José Augusto em seu Twitter.

Prazo para motociclistas está terminando‏


Cerca de 400 motociclistas já estão devidamente identificados com o novo colete que está sendo entregue desde o dia 14 de janeiro na Associação da Categoria em Santa Cruz do Capibaribe, conforme informou o Presidente da entidade Kennedy Ferreira.

Até o dia 28 de fevereiro de 2010 todos os profissionais do setor deverão estar usando o equipamento, sob pena de serem impedidos de circular com a motocicleta no município, no exercício da profissão, após esse prazo. A Informação é do Secretário de Defesa Social, Cel. Alves.

Para evitar o transtorno o Secretário recomenda que, os moto taxistas procurem a entidade antes do final do prazo e também orienta a população a optarem pelos serviços dos profissionais que circulem com o colete que é numerado e pode facilitar a identificação do condutor quando se fizer necessário.

Serviço:

A Associação dos Moto taxistas fica na Avenida Bela Vista, 879 – Bela Vista – Fone: 3731 1053

Para os sócios o colete é entregue de graça e para os não sócios custa R$30

Novidade no “ar”!

Prefeitura no Rádio. Este é o nome do Programa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, que estréia nesta quinta-feira, 25, na Rádio 101 FM com início ás 11h30, com a proposta de prestar contas à população sobre obras e ações do Governo Municipal.

O Programa terá uma hora de duração, está sendo produzido por Jota Oliveira e será apresentado por Risoní Santos, só ás quintas-feiras. Neste primeiro Programa estão confirmadas as presenças do Prefeito Toinho do Pará e do Vice José Elias, que farão um balanço do primeiro ano de governo.

Nos próximos programas haverá a participação de Secretários, vereadores, e demais componentes do Governo, além da população em geral. Os participantes obedecerão ao critério de convite que será antecipadamente formalizado pela produção.

Moda Center: Modelo de economia organizada

A economia de Santa Cruz do Capibaribe está cada vez mais mostrando desenvoltura quanto à sua organização. Ontem (23), a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, esteve no Moda Center Santa Cruz para mostrar como a feira da cidade é organizada em relação a de Caruaru.

A matéria foi veiculada em nível nacional pelo Bom Dia Brasil, dando orgulho para todos os santa-cruzenses que tem no Moda Center o ápice do empreendedorismo no município.

Veja a matéria no vídeo abaixo!





Da Redação do
Portal Agreste PE

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Zé é convocado a assumir missões no governo

Na última reunião entre os secretários do governo municipal, realizada nesta segunda-feira (22), o ex-prefeito José Augusto Maia foi convocado por Toinho do Pará a assumir algumas missões dentro da administração municipal.

Um dos pontos onde o prefeito pretende conseguir avanços e para isso conta com o apoio de José Augusto é na área da saúde.

“A convite do Prefeito Toinho do Pará, participei de uma reunião com os secretários, para avaliar os serviços do município e vou a Brasília já no mês que vem tentar usar minha experiência e o apoio de Armando Monteiro para tentar liberar projetos antigos e buscar novas verbas” afirmou José Augusto no seu Twitter.


Blog Diário da Sulanca

Associação dos Artistas de Santa Cruz do CapibaribeConvite
A Associação dos Artistas de Santa Cruz do Capibaribe (ASSASCC) vem por meio deste convidar todos os artistas santacruzenses e interessados a participar da reunião ordinária do mês de fevereiro que acontecerá no próximo sábado às 9:00 horas da manhã no teatro municipal.

Em pauta:Leitura e aprovação da ata da reunião anterior;Discussão do plano de atividades Exposição e aprovação da carteira de sócio

Ruas de Santa Cruz


RUA DOS DOIDOS

A Rua Padre Arruda, é mais uma daquelas incluídas no circuito das ruas folclóricas, isto é, com histórias folclóricas. Tradicionalmente conhecida como Rua dos Doidos ela abriga seus mistérios e moradores tipicamente santacruzense aqueles trabalhadores aguerridos e dispostos sempre a produzir mais.


Na década de 60, bem no seu comecinho, a rua começou a ser formada. A partir daí começou a ser apelidada de Rua dos Doidos. É que como havia muitas olarias por ali que destruíram as margens do rio Capibaribe que invadia o local sempre que provocava enchentes. A partir desse fato começou a se dizer que “só doido iria morar ali”. Aliado a isso, algum moradores do local sofriam de alguma deficiência mental. Os exemplos mais claros e conhecidos foram os de Carminha Satotonha e Antônio Bacalhau.


Mas, nem só de doido viveu a rua. Na sua chegada, havia um tanque de venda d’água de seu Olegário Nascimento. Um dos responsáveis pelas vendas era Goiabão (Jonailson Gomes de Moura), cuja água era transportada a partir de um açude na Barra de São Domingos. Outros moradores da localidade se destacaram em suas áreas de trabalho. A citar: Melão (marchante), Juvenal (barbeiro), João Francisco (carteiro), Zé Ronaldo (técnico em bombas d’água) e outros.


Na atualidade o aspecto da Rua dos Doidos é bem diferente. Pavimentada e acolhendo moradores e comerciantes ou profissionais liberais que ali residem ou atuam deixando a Rua Padre Arruda com aspecto bastante agradável. Não que antes fosse desagradável. Digamos que tinha ares de abandono.


Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Rua do Ginásio.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Encerra amanhã inscrições para Curso de Especialização em Gestão Pública.


O IFPE esta oferecendo de forma gratuita o curso de "Especialização em Gestão Pública" à distância nos pólos da UAB em Ipojuca, Pesqueira, Surubim, Santa Cruz do Capibaribe e Palmares. Para cada pólo estão sendo disponibilizadas 40 vagas que deverão ser ocupadas por candidatos que possuam curso superior completo.

As inscrições serão realizadas em cada pólo da UAB mencionado no período serão realizadas até amanhã, 24 de fevereiro, e a taxa de inscrição é de apenas R$ 30,00 (trinta reais).

As aulas terão início no dia 27 de março com duração de 15 meses perfazendo uma carga horária total de 600h.

O curso é um dos primeiros frutos colhidos do projeto enviado pela Secretária de educação, Socorro Maia, ainda em 2007, que vinha lutando desde então e ver hoje o sonho realizado.

O pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Santa Cruz do Capibaribe foi autorizado pela CAPES/MEC: Portaria Nº 802, de 18 de agosto de 2009 publicada no Diário Oficial da União Seção 1 nº 158, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Academias devem exigir atestados médicos


No uso de suas atribuições, o vereador Ernesto Maia apresentou na ultima reunião ordinária de 2010, o projeto de lei que Dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de atestado médico de aptidão física em academias de ginástica e estabelecimentos similares.

o projeto tem por finalidade regularizar a forma de adesão dos alunos aos estabelecimentos de ginásticas e similares. Dados nacionais apontam que 70 % da população é classificada como sedentária. Muitas pessoas, cientes deste problema, buscam academias de ginástica, clubes e ginásios de esportes, para combater o sedentarismo. Porém, muitos freqüentadores desses estabelecimentos chegam aos mesmos sem conhecer suas reais condições de saúde, e conseqüentemente, não se apresentam aptos a suportar a bateria de exercícios a que serão submetidos. Poucas academias, ou estabelecimentos similares, dispõem de médicos para uma avaliação imediata, no ato da matrícula.

Sabe-se também, que o modo mais eficaz de se identificar as condições de saúde os indivíduos é a realização de uma avaliação médica periódica. Portanto, é dever do Poder Público proteger e alertar seus cidadãos, e, como forma de prevenção, estabelecer a obrigatoriedade da realização do exame médico, a fim de atestar a capacidade e a aptidão dos freqüentadores de academias e estabelecimentos similares, objetivando evitar danos físicos e/ou mentais, com uma prática física inadequada.

Zé faz campanha em pleno carnaval



O pré-candidato deputado federal, José Augusto, aproveitou o carnaval para antecipar a campanha política e tentar ganhar espaço no agreste pernambucano e no litoral.

Após aparecer ao lado de Ernando Silvestre, José Augusto foi fotografado com João Badu e com políticos de Jataúba. O ex-prefeito também participou de vários blocos carnavalescos e se misturou a vários jovens que brincavam o carnaval tanto no interior quanto no litoral.

É a busca pelo voto que não para em na folia carnavalesca.

Blog Diário da sualnca

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Melqui 500 Mil



Como leitor diário do Blog do Melqui não podia deixar de Parabénizar pelos 500 mil acessos. Uma ferramenta de informação nas mão de um excelente profissional que não conquistou por brincadeira seu espaço na imprensa santacruzense.
Parabéns Melqui por essa conquista através do profissionalismo. Do amigo e leitor, vereador Ernesto Maia.

Abertas inscrições do Programa de inclusão digital da Câmara

As inscrições para as novas turmas do “Programa Legislativo de Inclusão Digital”, estão abertas e ainda há vagas. O cadastro para o Programa pode ser feito das 7h às 13h, na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), podendo participar qualquer pessoa que tenha, no mínimo 10 anos de idade. Serão três turmas por período (manhã e tarde), com a duração de dois meses.

O Programa tem como objetivo promover a cidadania através de atividades como o papel do vereador, a estrutura do município e inclusão digital, através de aulas semanais, com o uso de microcomputadores e apoio de apostilas. Ao final será concedido um certificado de participação para os que tenham bom nível de aprendizado.

As aulas começam no dia 01 de março de 2010.






Ruas de Santa Cruz


AVENIDA CESÀRIO ARAGÃO

Antes era apenas a estrada de Jatobá. Nos anos 60 ela começou a ter ares de rua em seguida foi oficializada como Avenida Cesário Aragão. Seu início acontece no Mercado Público Municipal terminando no encontro com a Avenida Bela Vista (Rodovia PE-160), no Bairro Cruz Alta.

Bem diferente do que se vê hoje, no início da Avenida Cesário Aragão, encontrávamos as Barracas de Nogaia e de seu Pedro Roberto. A partir de meados dos anos 80, o Mercado ocupou todo largo da entrada da Avenida. Ao lado deles o Bar de Zeto. Logo defronte a este a Tenda de Santino Sapateiro, na ativa ainda hoje. Entre as ruas Francisco Barros e da Assembléia a Mercearia de João Cadeca. Grande contador de casos. No outro quarteirão, um Velho Senhor que ficava indignado quando o chamavam de “canela de sebo”.

Mais adiante toda a lateral da Fábrica Orizaba, um enorme muro. Era uma empresa de Zeínha Moraes, que se instalou do Bairro São Cristóvão, na década de 60, constituindo-se na primeira indústria de nossa Capital da Sulanca. Abaixo a salgadeira, que chamávamos de Curtume, de Dedé de Cotó. Várias fomos até lá para ensaiar com o conjunto Chora na Rampa, de Letinho. Um valente córrego (pequeno riacho) cortava o percurso e logo a seguir estava o cemitério.

Com o ciclo da Sulanca, no final da década de 70, a avenida ganhou dimensões até se encontrar com as ruas José Barbosa da Silva, São Paulo e Cristóvão Colombo. Durante este percurso foram surgindo bares, quitandas, oficinas mecânicas, lojas de diversos portes e salões de Beleza. A Avenida é também chamada de Rua do Cemitério pelo fato de ter sido durante anos a fios, a única via por onde passavam os cortejos fúnebres. Hoje já não acontecem com tanta freqüência.

Por. J. Oliveira.

Na próxima, a Rua dos Doidos.